Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Santos, Éric Carneiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T12:31:48Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T12:31:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Éric Carneiro dos. Para compreender os sentidos do ensino de Sociologia: conhecimento, história e linguagem nos livros didáticos. 2024. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52122 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo analisar como o conhecimento sociológico é apresentado
nos livros didáticos e como esses manuais contribuem para a construção dos sentidos da
Sociologia na educação básica brasileira. Metodologicamente, a pesquisa adotou a perspectiva
da sociologia figuracional de Norbert Elias, integrando os conceitos de psicogênese,
sociogênese e interdependência, além da noção de manualidade de Geoffrey Harper para
investigar como o conhecimento é sistematizado e transmitido pelos livros didáticos,
considerando tanto a estrutura didática quanto processos sociais mais amplos. A revisão da
literatura revelou uma lacuna significativa na compreensão de como os livros didáticos
figuram o conhecimento sociológico e como são moldados pelas interdependências de seus
autores, editores, professores, estudantes e pesquisadores. A introdução do conceito de tempo
histórico de Reinhart Koselleck permitiu problematizar a visão cronológica e linear das
pesquisas existentes e sugerir que se compreenda os institucionalização do ensino de
Sociologia a partir de quatro tipos: Linear Abrangente (LA), Não-Linear Abrangente (NLA),
Linear Estrita (LE) e Não-Linear Estrita (NLE) — que ilustram as complexas
interdependências temporais e sociais no desenvolvimento da disciplina de Sociologia. A
análise de Programa de Sociologia (1944), Sociologia (1994), Tempos Modernos Tempos de
Sociologia (2016) e Sociologia em Movimento (2016) evidenciou que os autores transmitem
não apenas o conteúdo, mas também fornecem guias interpretativos para orientar as
percepções dos estudantes durante a leitura. Observou-se uma ênfase comum em figuras de
crise, posicionamento de sujeitos e instituições, e na formação sociológica como resposta a
esses desafios. Os resultados indicam que os livros didáticos refletem projetos em disputa e
processos sociais que moldam a educação em determinadas direções e tendências.
Concluiu-se que a história da Sociologia nos livros didáticos vai além de marcos
institucionais, abrangendo camadas temporais diversas de experiências, expectativas e
disputas. Essa abordagem revela a complexidade do ensino de Sociologia como parte de
múltiplas temporalidades e processos de institucionalização, sugerindo novas perspectivas
para investigações futuras, incluindo temas emergentes como digitalização e diversidade
cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Para compreender os sentidos do ensino de Sociologia : conhecimento, história e linguagem nos livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aimed to analyze how sociological knowledge is presented in textbooks and
how these manuals contribute to shaping the meaning of Sociology in Brazilian basic
education. Methodologically, the research adopted the perspective of Norbert Elias's
figurational sociology, integrating the concepts of psychogenesis, sociogenesis, and
interdependence, as well as Geoffrey Harper's notion of "manuality" to investigate how
knowledge is systematized and transmitted through textbooks, considering both the didactic
structure and broader social processes. The literature review revealed a significant gap in
understanding how textbooks represent sociological knowledge and how they are shaped by
the interdependencies among their authors, editors, teachers, students, and researchers. The
introduction of Reinhart Koselleck's concept of historical time enabled a critical examination
of the chronological and linear perspective of existing studies, proposing a new understanding
of the institutionalization of Sociology teaching through four types: Comprehensive Linear
(CL), Comprehensive Non-Linear (CNL), Strict Linear (SL), and Strict Non-Linear (SNL).
These categories illustrate the complex temporal and social interdependencies in the
development of Sociology as a discipline. The analysis of Programa de Sociologia (1944),
Sociologia (1994), Tempos Modernos, Tempos de Sociologia (2016), and Sociologia em
Movimento (2016) highlighted that the authors not only transmit content but also provide
interpretative guides to shape students' perceptions during reading. A common emphasis was
observed on figures of crisis, the positioning of individuals and institutions, and the
sociological formation as a response to these challenges. The findings indicate that textbooks
reflect contested projects and social processes that influence education in specific directions
and trends. The study concluded that the history of Sociology in textbooks extends beyond
institutional milestones, encompassing diverse temporal layers of experiences, expectations,
and disputes. This approach reveals the complexity of teaching Sociology as part of multiple
temporalities and institutionalization processes, suggesting new perspectives for future
investigations, including emerging topics such as digitalization and cultural diversity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|