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Título: Cinema e intelectualidade : a criação artística do cinema novo e a expressão de um pensamento cinematográfico brasileiro
Autor(es): Pimentel, Artur Guimarães Dias
Orientador(es): Farias, Edson Silva de
Assunto: Autoria
Cinema Novo
Cinema brasileiro
Data de publicação: 30-Abr-2025
Referência: PIMENTEL, Artur Guimarães Dias. Cinema e intelectualidade: a criação artística do cinema novo e a expressão de um pensamento cinematográfico brasileiro. 2024. 639 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar as bases sócio-históricas do cinema moderno nacional para entender a constituição de uma matriz de pensamento cinematográfico no Brasil. Para isso, recorre-se ao movimento cinematográfico Cinema Novo, a partir dos filmes Rio, 40 Graus (1955) de Nelson Pereira dos Santos, Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha e Macunaíma (1969) de Joaquim Pedro de Andrade, com a finalidade de entender como emergem padrões e parâmetros sociais, intelectuais e estéticos a partir desses filmes e, assim, verificar a plausibilidade das respostas atribuídas às seguintes perguntas de pesquisa: é possível tomar alguns filmes do cinema brasileiro como artefatos artísticos que lançaram teses, interpretações e um pensamento social sobre o Brasil? Além disso, é relevante pensar as produções cinematográficas do Cinema Novo alinhadas a uma matriz reflexiva que propõe um exercício intelectual sobre questões caras ao País? Por fim, é possível lastrear aspectos que possam ser constituidores de uma noção de autoria no cinema nacional e de um pensamento cinematográfico brasileiro?
Abstract: This thesis intends to investigate the socio-historical bases of modern national cinema to understand the constitution of a matrix of cinematographic thought in Brazil. To achieve this, I turn to the Cinema Novo cinematographic movement, based on the films Rio, 40 Graus (1955), by Nelson Pereira dos Santos, Terra em Transe (1967), by Glauber Rocha, and Macunaíma (1969), by Joaquim Pedro de Andrade, to understand how social, intellectual and aesthetic patterns and parameters emerge from these films and, thus, verifying the plausibility of the answers attributed to the following research questions: is it possible to take some Brazilian cinema films as artistic artifacts that launched theses, interpretations and social thinking about Brazil? Furthermore, is it relevant to think about Cinema Novo's film productions aligned with a reflective matrix that proposes an intellectual exercise on issues important to the country? Finally, can it support aspects that could constitute a notion of authorship in national cinema and Brazilian cinematographic thought?
Resumen: Esta tesis investiga las bases sociohistóricas del cine brasileño moderno para comprender la constitución de una matriz del pensamiento cinematográfico en Brasil. Para ello, analizo al movimiento cinematográfico Cinema Novo, basado en las películas Rio, 40 Graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos, Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, y Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, con el objetivo de comprender cómo emergen patrones y parámetros sociales, intelectuales y estéticos de estas películas y, así, verificar la verosimilitud de las respuestas atribuidas a las siguientes preguntas de investigación: ¿es posible considerar a algunas películas del cine brasileño como artefactos artísticos que promovieron tesis, interpretaciones y pensamiento social sobre Brasil? Además, ¿es relevante pensar las producciones cinematográficas del Cinema Novo como parte de una matriz reflexiva que proponga un ejercicio intelectual sobre temas importantes para el país? Finalmente, ¿es posible identificar aspectos que podrían constituir una noción de autoría en el cine nacional y un pensamiento cinematográfico brasileño?
Résumé: Cette thèse a l’intention d’étudier les bases socio-historiques du cinéma national moderne pour comprendre la constitution d'une matrice de pensée cinématographique au Brésil. Pour ce faire, je me tourne vers le mouvement cinématographique Cinema Novo, basé sur les films Rio, 40 Graus (1955), de Nelson Pereira dos Santos, Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, et Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade, dans le but de comprendre comment émergent les modèles et les paramètres sociaux, intellectuels et esthétiques de ces films et, ainsi, de vérifier la plausibilité des réponses attribuées aux questions de recherche suivantes : est-il possible de considérer certains films du cinéma brésilien comme des artefacts artistiques qui ont lancé des thèses, des interprétations et une réflexion sociale sur le Brésil ? Par ailleurs, estil pertinent de penser les productions cinématographiques du Cinema Novo alignées sur une matrice réflexive qui propose un exercice intellectuel sur des questions importantes pour le pays? Enfin, est-il possible de soutenir des aspects qui pourraient constituer une notion d'auteur dans le cinéma national et d’une pensée cinématographique brésilienne?
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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