Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Jorge Luiz de Almeida | - |
dc.contributor.author | Vaincoeur, Paul Edson | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T17:54:40Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T17:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-20 | - |
dc.identifier.citation | VAINCOEUR, Paul Edson. Valiação da potência dissipada e autoamortecimento de condutores 838 MCM. 2025. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências de Materiais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52115 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O comportamento dinâmico e a dissipação de energia de cabos condutores de alumínio tipo
CAL 1120 | 838 MCM, juntamente com a eficiência de amortecedores tipo Stockbridge sob
diferentes condições de carga e fadiga, foram investigados neste estudo. A pesquisa teve como
objetivo quantificar a dissipação de energia dos condutores sob frequências de vibração,
amplitudes e cargas de tração variadas, além de avaliar a degradação do desempenho dos
amortecedores após ciclos de fadiga. Os experimentos foram realizados com excitações
harmônicas em frequências entre 15,25 Hz e 35,55 Hz, com cargas de tração variando de 22,5%
a 30% da carga de ruptura (UTS). Os testes de fadiga incluíram 10 milhões de ciclos de
vibração, e a dissipação de energia foi medida utilizando o método da potência com dados de
acelerômetros. Os resultados indicaram que a dissipação de energia aumentou com a frequência,
passando de 0,0068 W/m em 15,25 Hz para 0,015 W/m em 35,55 Hz, representando um
aumento de 120%. Amplitudes maiores, como 1 mm, resultaram em dissipação
aproximadamente 25% superior em comparação a 0,7 mm. Cargas de tração mais altas, como
30% da UTS, reduziram a dissipação de energia em 15% em relação a 22,5%, devido ao
aumento da rigidez do cabo. Os amortecedores Stockbridge apresentaram uma redução de
eficiência de 12,07% após fadiga, particularmente na faixa de 80 Hz a 100 Hz. No entanto,
mostraram maior eficiência na faixa de 81 Hz a 90 Hz, com dissipação até 30% superior em
relação a outras frequências. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Valiação da potência dissipada e autoamortecimento de condutores 838 MCM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amortecedores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cabos condutores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fadiga estrutural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dynamic behavior and energy dissipation of CAL 1120 | 838 MCM aluminum
conductors, along with the efficiency of Stockbridge dampers under different load and fatigue
conditions, were investigated in this study. The research aimed to quantify the energy
dissipation of conductors under varying vibration frequencies, amplitudes, and tensile loads, as
well as to evaluate damper performance degradation after fatigue cycles. Experiments were
conducted using harmonic excitations at frequencies ranging from 15,25 Hz to 35,55 Hz and
tensile loads between 22,5% and 30% of the conductor's ultimate tensile strength (UTS).
Fatigue tests involved 10 million vibration cycles, and energy dissipation was measured using
the power method with accelerometer data. The results showed that energy dissipation
increased with frequency, from 0.0068 W/m at 15,25 Hz to 0,015 W/m at 35,55 Hz, representing
a 120% increase. Larger amplitudes, such as 1 mm, resulted in approximately 25% higher
dissipation compared to 0,7 mm. Higher tensile loads, such as 30% UTS, reduced energy
dissipation by 15% compared to 22,5% UTS due to increased conductor stiffness. After 10
million fatigue cycles, dampers exhibited a 10% reduction in efficiency, particularly in the 80
Hz to 100 Hz range. However, they performed most efficiently in the 81 Hz to 90 Hz range,
with energy dissipation up to 30% higher than at other frequencies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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