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2024_DulcimariaFerreiraDaCunhaMarcal_DISSERT.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O atendimento de estudantes com deficiência intelectual em salas de recursos generalistas no Distrito Federal : uma análise das práticas em educação matemática
Autor(es): Marçal, Dulcimária Ferreira da Cunha
Orientador(es): Vieira, Lygianne Batista
Assunto: Pessoas com deficiência intelectual - educação
Desenvolvimento humano
Educação matemática
Inclusão escolar
Salas de recursos generalistas
Data de publicação: 10-Abr-2025
Referência: MARÇAL, Dulcimária Ferreira da Cunha. O atendimento de estudantes com deficiência intelectual em salas de recursos generalistas no Distrito Federal: uma análise das práticas em educação matemática. 2024. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Pensar no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com Deficiência Intelectual, na atualidade, é revisitar uma longa jornada de lutas e transformações sociais e cognitivas. Nesse contexto, a Educação Matemática Inclusiva emerge como uma aliada essencial, promovendo práticas inclusivas que valorizam as potencialidades desses sujeitos, indo além de suas limitações. Ao considerar as dimensões cognitiva, social, política e histórica, a Matemática se torna uma ferramenta para o desenvolvimento integral, reafirmando o papel da escola como espaço de inclusão e justiça social. Diante disso, o presente trabalho buscou compreender como acontecem as práticas pedagógicas, na área da Matemática, em Salas de Recursos Generalistas do Distrito Federal no atendimento de estudantes com Deficiência Intelectual. Para isso, visou descortinar um pouco do universo desses indivíduos tecendo a trajetória de marcos históricos no mundo e no Brasil durante o século XX e XXI, com acontecimentos e leis que garantiram a inclusão das pessoas com deficiência na escola regular. Ainda descreveu a implantação e o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) materializado nas Salas de Recursos Generalistas (SRG) no Distrito Federal; caracterizou a Deficiência Intelectual, de acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - V (DSM-V), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA); Clasificação Internacional de Doenças (CID) e Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa discussão foi fundamentada na teoria de Vigotski, dentro da defectologia, que descreveu o desenvolvimento das pessoas com deficiência seguindo a mesma lei de desenvolvimento das pessoas típicas, mas por caminhos alternativos e meios auxiliares para desenvolver processos compensatórios, que visam o desenvolvimento desses sujeitos. O formato desta dissertação é o multipaper, os objetivos específicos configuramse em artigos que de modo articulado visaram atender o objetivo geral. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa teve abordagem qualitativa descritiva, de procedimentos de revisão bibliográfica e documental e uso de questionário e entrevista semiestruturada que foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada com professoras que atuam em Sala de Recursos Generalistas no Ensino Fundamental I do Distrito Federal. Foram identificadas lacunas na sistematização do ensino matemático, bem como a ausência de práticas pedagógicas que fazem o uso de recursos concretos e lúdicos para a complexificação gradual das habilidades cognitivas. O estudo evidencia que, o papel ativo das/dos docentes é fundamental para promover o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes no campo da Educação Matemática. Assim, reafirma-se a importância de práticas intencionais e estruturadas para potencializar a construção e complexificação das funções psicológicas superiores no desenvolvimento integral e a inclusão educacional. Foi possível concluir que o atendimento realizado nesse espaço com materiais concretos e mediações assertivas é um possível caminho para o desenvolvimento das crianças com Deficiência Intelectual.
Abstract: Reflecting on the teaching and learning process of individuals with Intellectual Disabilities today involves revisiting a long journey of social and cognitive struggles and transformations. In this context, Inclusive Mathematics Education emerges as an essential ally, promoting inclusive practices that value these individuals' potentialities, going beyond their limitations. By considering cognitive, social, political, and historical dimensions, Mathematics becomes a tool for integral development, reaffirming the school's role as a space for inclusion and social justice. Therefore, this study aimed to understand how pedagogical practices occur in the field of Mathematics within General Resource Rooms in the Federal District for students with Intellectual Disabilities. To achieve this, it sought to explore a bit of these individuals' universe by weaving the trajectory of historical milestones both globally and in Brazil during the 20th and 21st centuries, with events and laws that ensured the inclusion of people with disabilities in regular schools. It further described the implementation and functioning of Specialized Educational Assistance (SEA) materialized in General Resource Rooms (GRR) in the Federal District; characterized Intellectual Disability according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - V (DSM-V), published by the American Psychiatric Association (APA); International Classification of Diseases (ICD) and the International Classification of Functionality (ICF), organized by the World Health Organization (WHO). This discussion was based on Vygotsky's theory within defectology, which described the development of people with disabilities as following the same developmental law as typical individuals, but through alternative pathways and auxiliary means to develop compensatory processes aimed at these individuals' development. This dissertation is structured in a multipaper format, with specific objectives outlined in articles that, in an articulated manner, aimed to meet the general objective. Regarding methodological aspects, the research had a descriptive qualitative approach, employing bibliographic and documentary review procedures and using a questionnaire and semi-structured interviews analyzed using Bardin's content analysis technique. Data collection was conducted with teachers working in General Resource Rooms in Elementary School I in the Federal District. The study identified gaps in the systematization of Mathematics teaching, as well as the absence of pedagogical practices utilizing concrete and playful resources for the gradual complexification of cognitive skills. The study highlights that the active role of teachers is crucial to promoting critical thinking and student autonomy in the field of Mathematics Education. Thus, it reaffirms the importance of intentional and structured practices to enhance the construction and complexification of higher psychological functions for integral development and educational inclusion. It was concluded that the assistance provided in this space with concrete materials and assertive mediations is a possible path for the development of children with Intellectual Disabilities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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