Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.contributor.author | Marçal, Dulcimária Ferreira da Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T18:06:06Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T18:06:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-11 | - |
dc.identifier.citation | MARÇAL, Dulcimária Ferreira da Cunha. O atendimento de estudantes com deficiência intelectual em salas de recursos generalistas no Distrito Federal: uma análise das práticas em educação matemática. 2024. 182 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52041 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensar no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com Deficiência Intelectual, na
atualidade, é revisitar uma longa jornada de lutas e transformações sociais e cognitivas. Nesse
contexto, a Educação Matemática Inclusiva emerge como uma aliada essencial, promovendo
práticas inclusivas que valorizam as potencialidades desses sujeitos, indo além de suas
limitações. Ao considerar as dimensões cognitiva, social, política e histórica, a Matemática
se torna uma ferramenta para o desenvolvimento integral, reafirmando o papel da escola como
espaço de inclusão e justiça social. Diante disso, o presente trabalho buscou compreender
como acontecem as práticas pedagógicas, na área da Matemática, em Salas de Recursos
Generalistas do Distrito Federal no atendimento de estudantes com Deficiência
Intelectual. Para isso, visou descortinar um pouco do universo desses indivíduos tecendo
a trajetória de marcos históricos no mundo e no Brasil durante o século XX e XXI, com
acontecimentos e leis que garantiram a inclusão das pessoas com deficiência na escola
regular. Ainda descreveu a implantação e o funcionamento do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) materializado nas Salas de Recursos Generalistas (SRG) no Distrito
Federal; caracterizou a Deficiência Intelectual, de acordo com Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais - V (DSM-V), publicado pela Associação Americana
de Psiquiatria (APA); Clasificação Internacional de Doenças (CID) e Classificação
Internacional de Funcionalidade (CIF), organizada pela Organização Mundial de Saúde
(OMS). Essa discussão foi fundamentada na teoria de Vigotski, dentro da defectologia,
que descreveu o desenvolvimento das pessoas com deficiência seguindo a mesma lei de
desenvolvimento das pessoas típicas, mas por caminhos alternativos e meios auxiliares
para desenvolver processos compensatórios, que visam o desenvolvimento desses
sujeitos. O formato desta dissertação é o multipaper, os objetivos específicos configuramse em artigos que de modo articulado visaram atender o objetivo geral. Em relação aos
aspectos metodológicos, a pesquisa teve abordagem qualitativa descritiva, de
procedimentos de revisão bibliográfica e documental e uso de questionário e entrevista
semiestruturada que foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A
coleta de dados foi realizada com professoras que atuam em Sala de Recursos
Generalistas no Ensino Fundamental I do Distrito Federal. Foram identificadas lacunas
na sistematização do ensino matemático, bem como a ausência de práticas pedagógicas
que fazem o uso de recursos concretos e lúdicos para a complexificação gradual das
habilidades cognitivas. O estudo evidencia que, o papel ativo das/dos docentes é
fundamental para promover o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes no campo
da Educação Matemática. Assim, reafirma-se a importância de práticas intencionais e
estruturadas para potencializar a construção e complexificação das funções psicológicas
superiores no desenvolvimento integral e a inclusão educacional. Foi possível concluir
que o atendimento realizado nesse espaço com materiais concretos e mediações assertivas
é um possível caminho para o desenvolvimento das crianças com Deficiência Intelectual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O atendimento de estudantes com deficiência intelectual em salas de recursos generalistas no Distrito Federal : uma análise das práticas em educação matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência intelectual - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salas de recursos generalistas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Reflecting on the teaching and learning process of individuals with Intellectual
Disabilities today involves revisiting a long journey of social and cognitive struggles and
transformations. In this context, Inclusive Mathematics Education emerges as an essential
ally, promoting inclusive practices that value these individuals' potentialities, going
beyond their limitations. By considering cognitive, social, political, and historical
dimensions, Mathematics becomes a tool for integral development, reaffirming the
school's role as a space for inclusion and social justice. Therefore, this study aimed to
understand how pedagogical practices occur in the field of Mathematics within General
Resource Rooms in the Federal District for students with Intellectual Disabilities. To
achieve this, it sought to explore a bit of these individuals' universe by weaving the
trajectory of historical milestones both globally and in Brazil during the 20th and 21st
centuries, with events and laws that ensured the inclusion of people with disabilities in
regular schools. It further described the implementation and functioning of Specialized
Educational Assistance (SEA) materialized in General Resource Rooms (GRR) in the
Federal District; characterized Intellectual Disability according to the Diagnostic and
Statistical Manual of Mental Disorders - V (DSM-V), published by the American
Psychiatric Association (APA); International Classification of Diseases (ICD) and the
International Classification of Functionality (ICF), organized by the World Health
Organization (WHO). This discussion was based on Vygotsky's theory within
defectology, which described the development of people with disabilities as following the
same developmental law as typical individuals, but through alternative pathways and
auxiliary means to develop compensatory processes aimed at these individuals'
development. This dissertation is structured in a multipaper format, with specific
objectives outlined in articles that, in an articulated manner, aimed to meet the general
objective. Regarding methodological aspects, the research had a descriptive qualitative
approach, employing bibliographic and documentary review procedures and using a
questionnaire and semi-structured interviews analyzed using Bardin's content analysis
technique. Data collection was conducted with teachers working in General Resource
Rooms in Elementary School I in the Federal District. The study identified gaps in the
systematization of Mathematics teaching, as well as the absence of pedagogical practices
utilizing concrete and playful resources for the gradual complexification of cognitive
skills. The study highlights that the active role of teachers is crucial to promoting critical
thinking and student autonomy in the field of Mathematics Education. Thus, it reaffirms
the importance of intentional and structured practices to enhance the construction and
complexification of higher psychological functions for integral development and
educational inclusion. It was concluded that the assistance provided in this space with
concrete materials and assertive mediations is a possible path for the development of
children with Intellectual Disabilities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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