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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52040
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Titre: Gamificação no processo de ensino-aprendizagem : perspectivas da educação inclusiva no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal
Auteur(s): Moreira, Andressa Rejane Mendes
Orientador(es):: Souza, Amaralina Miranda de
Assunto:: Anos iniciais
Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil)
Ensino-aprendizagem
Gamificação
Date de publication: 10-avr-2025
Référence bibliographique: MOREIRA, Andressa Rejane Mendes. Gamificação no processo de ensino-aprendizagem: perspectivas da educação inclusiva no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal. 2025. 190 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Esta dissertação de mestrado, intitulada Gamificação no processo de ensino-aprendizagem: perspectivas da educação inclusiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal, buscou investigar o uso da gamificação como estratégia pedagógica no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem, na promoção de um ambiente engajador e participativo, considerando a diversidade de formas de aprender e a perspectiva inclusiva. Fundamentou-se em autores como Alves (2015), Mattar (2010; 2018), Busarello (2018) e Kapp (2012) e outros estudiosos no tema. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa identifica aspectos subjetivos do ensino e suas características relacionadas aos sujeitos da pesquisa, como o professor e os estudantes da turma, investigando o fenômeno de ensino-aprendizagem com foco na mediação pedagógica, considerando a diversidade presente em sala de aula. A metodologia apoiou-se em um estudo de caso realizado em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental identificada como “integração inversa”, que inclui estudantes com Necessidades Educacionais Específicas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários para o mapeamento do local de pesquisa, análise documental dos Relatórios de Aprendizagem dos estudantes, elaboração do plano de ação com a professora participante, diário de bordo da observação participante, entrevista semiestruturada com a professora e roda de conversa com a turma. Os dados foram analisados com base nas orientações da Análise de Conteúdo, utilizando Bardin (2016) e Franco (2018), com o suporte do software IraMuTeQ indicado para análises estatísticas e saturação dos dados. Os resultados indicam que a estratégia pedagógica com o apoio da gamificação utilizada de forma intencionada pode contribuir para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes, independentemente das suas demandas educacionais. Entre os desafios identificados, a pesquisa destacou a necessidade de adequar os recursos tecnológicos disponíveis para a implementação da estratégia pedagógica planejada. Essa adequação foi necessária no âmbito da pesquisa e exigiu um planejamento intencional alinhado aos objetivos de aprendizagem e aos conteúdos propostos pela professora da turma, utilizando a ludicidade da gamificação e os recursos disponíveis na escola. Assim, foi possível dimensionar os resultados positivos na aprendizagem e atender à diversidade presente em sala de aula, atendendo aos propósitos da pesquisa.
Abstract: This master's dissertation, entitled Gamification in the Teaching-Learning Process: Perspectives of Inclusive Education in the Early Years of Elementary School in the Federal District, aimed to investigate the use of gamification as a pedagogical strategy in the context of the Early Years of Elementary School in the Federal District. The research sought to identify its contribution to the teaching-learning process, promoting an engaging and participatory environment while considering diverse learning styles and an inclusive perspective. The study was based on authors such as Alves (2015), Mattar (2010; 2018), Busarello (2018), Kapp (2012), and other scholars in the field. Adopting a qualitative approach, the research explored subjective aspects of teaching and its characteristics related to the participants, such as the teacher-researcher and the students, focusing on the teaching-learning phenomenon and pedagogical mediation while addressing classroom diversity. The methodology involved a case study conducted in a public school in the Federal District, focusing on a 5th-grade class identified as a "reverse integration" group, which included students with special educational needs. Data collection methods included questionnaires to map the research site, document analysis of students' Learning Reports, the development of an action plan with the participating teacher, a field diary of participant observation, a semi-structured interview with the teacher, and a discussion circle with the class. The data were analyzed using Content Analysis guidelines based on Bardin (2016) and Franco (2018), with the support of the software IraMuTeQ, suitable for statistical analyses and data saturation. The results suggest that a pedagogical strategy supported by gamification, when used intentionally, can facilitate the teaching-learning process for all students, regardless of their educational needs. Among the challenges identified, the research highlighted the need to adapt the available technological resources for implementing the planned pedagogical strategy. This adaptation required intentional planning aligned with learning objectives and the content proposed by the classroom teacher, leveraging the playfulness of gamification and the resources available at the school. Thus, the research demonstrated positive outcomes in student learning and effectively addressed classroom diversity, fulfilling the study's objectives.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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