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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52035
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2024_MariaLuizaNogueiraRangel_TESE.pdf4,99 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorRangel, Maria Luiza Nogueira-
dc.date.accessioned2025-04-10T16:54:22Z-
dc.date.available2025-04-10T16:54:22Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2024-12-23-
dc.identifier.citationRANGEL, Maria Luiza Nogueira. O paradoxo do papel da universidade à luz do Sistema Nacional de Inovação: terceira missão. 2024. 380 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52035-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA tese investiga as transformações nas funções das universidades com o objetivo de compreender seu papel no contexto do Sistema Nacional de Inovação (SNI). Para tanto, explora as interfaces existentes entre políticas públicas e o ambiente acadêmico, revelando as tensões e as possibilidades na dinâmica das universidades federais como um meio de abordar o paradoxo no papel da universidade na inovação. O estudo reconhece que o novo paradigma econômico da “sociedade do conhecimento”, impulsionado pela globalização, pelo aprofundamento da desigualdade social e econômica, pelas mudanças climáticas e pela transformação digital, contribuiu para remodelar as missões e o papel das universidades na sociedade. Essa perspectiva desafia o papel tradicional das universidades, criando tensões e oportunidades. A pesquisa tem como foco a interface entre políticas educacionais, de ciência, tecnologia e inovação, política industrial e desenvolvimento econômico e social do país. Essa interface pressupõe o fortalecimento das missões tradicionais das universidades (ensino, pesquisa e extensão) ao mesmo tempo em que incorpora uma nova dimensão: a inovação, expressa por meio da Terceira Missão. Nessa perspectiva, a contribuição das universidades para o desenvolvimento econômico e social dos países constitui a essência da Terceira Missão. As variadas reconstruções e interpretações revelam disputas sobre o papel e as prioridades das universidades, estabelecendo um paradoxo. A pesquisa adota uma abordagem teóricometodológica qualitativa, utilizando estudos de caso como estratégia de pesquisa para analisar as 69 universidades federais brasileiras e sua integração ao Sistema Nacional de Inovação. A tese identifica uma mudança de direção das políticas públicas do país, voltada para políticas orientadas por missão, que buscam uma ação mais integrada, estratégica e de longo prazo. Como resultado, evidencia as iniciativas: Nova Indústria Brasil (NIB), os 10 programas do FNDCT, o Plano de Transformação Ecológica e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Os resultados da pesquisa indicam avanços, como a criação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e a institucionalização de Políticas de Inovação nas universidades. A pesquisa contribui para a reflexão sobre o papel estratégico das universidades ao propor um arcabouço conceitual para a compreensão do seu papel no Sistema Nacional de Inovação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO paradoxo do papel da universidade à luz do Sistema Nacional de Inovação : terceira missãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordUniversidades federais - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordFundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Thesis investigates the transformations in the functions of universities, with the aim of understanding their role in the context of the National Innovation System (SNI). To this end, it explores the interfaces that exist between public policies and the academic environment, revealing the tensions and possibilities in the dynamics of federal universities as a means of addressing the paradox in the role of the university in innovation. The study recognizes that the new economic paradigm of the “knowledge society”, driven by globalization, the deepening of social and economic inequality, climate change and digital transformation, has contributed to reshaping the missions and role of universities in society. This perspective challenges the traditional role of universities, creating tensions and opportunities. The research focuses on the interface between educational, science, technology and innovation policies, industrial policy and the country's economic and social development. This interface presupposes the strengthening of the traditional missions of universities (teaching, research and extension) while incorporating a new dimension: innovation, expressed through the Third Mission. From this perspective, the contribution of universities to the economic and social development of countries constitutes the essence of the Third Mission. The varied reconstructions and interpretations reveal disputes over the role and priorities of universities, establishing a paradox. The research adopts a qualitative theoretical-methodological approach, using case studies as a research strategy to analyze the 69 Brazilian federal universities and their integration into the National Innovation System. The thesis identifies a change in direction of the country's public policies, aimed at mission-oriented policies, which seek more integrated, strategic and longterm action, as a result, highlights the initiatives: Nova Indústria Brasil (NIB), the 10 programs of the FNDCT, the Ecological Transformation Plan and the Brazilian Artificial Intelligence Plan (PBIA). The research results indicate advances, such as the creation of Technological Innovation Centers (NITs) and the institutionalization of Innovation Policies in universities. The research contributes to reflection on the strategic role of universities by proposing a conceptual framework for understanding their role in the National Innovation System.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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