Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Rangel, Maria Luiza Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T16:54:22Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T16:54:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-23 | - |
dc.identifier.citation | RANGEL, Maria Luiza Nogueira. O paradoxo do papel da universidade à luz do Sistema Nacional de Inovação: terceira missão. 2024. 380 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52035 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese investiga as transformações nas funções das universidades com o objetivo de
compreender seu papel no contexto do Sistema Nacional de Inovação (SNI). Para tanto, explora
as interfaces existentes entre políticas públicas e o ambiente acadêmico, revelando as tensões e
as possibilidades na dinâmica das universidades federais como um meio de abordar o paradoxo
no papel da universidade na inovação. O estudo reconhece que o novo paradigma econômico
da “sociedade do conhecimento”, impulsionado pela globalização, pelo aprofundamento da
desigualdade social e econômica, pelas mudanças climáticas e pela transformação digital,
contribuiu para remodelar as missões e o papel das universidades na sociedade. Essa perspectiva
desafia o papel tradicional das universidades, criando tensões e oportunidades. A pesquisa tem
como foco a interface entre políticas educacionais, de ciência, tecnologia e inovação, política
industrial e desenvolvimento econômico e social do país. Essa interface pressupõe o
fortalecimento das missões tradicionais das universidades (ensino, pesquisa e extensão) ao
mesmo tempo em que incorpora uma nova dimensão: a inovação, expressa por meio da Terceira
Missão. Nessa perspectiva, a contribuição das universidades para o desenvolvimento
econômico e social dos países constitui a essência da Terceira Missão. As variadas
reconstruções e interpretações revelam disputas sobre o papel e as prioridades das
universidades, estabelecendo um paradoxo. A pesquisa adota uma abordagem teóricometodológica qualitativa, utilizando estudos de caso como estratégia de pesquisa para analisar
as 69 universidades federais brasileiras e sua integração ao Sistema Nacional de Inovação. A
tese identifica uma mudança de direção das políticas públicas do país, voltada para políticas
orientadas por missão, que buscam uma ação mais integrada, estratégica e de longo prazo.
Como resultado, evidencia as iniciativas: Nova Indústria Brasil (NIB), os 10 programas do
FNDCT, o Plano de Transformação Ecológica e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
(PBIA). Os resultados da pesquisa indicam avanços, como a criação de Núcleos de Inovação
Tecnológica (NITs) e a institucionalização de Políticas de Inovação nas universidades. A
pesquisa contribui para a reflexão sobre o papel estratégico das universidades ao propor um
arcabouço conceitual para a compreensão do seu papel no Sistema Nacional de Inovação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O paradoxo do papel da universidade à luz do Sistema Nacional de Inovação : terceira missão | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades federais - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Thesis investigates the transformations in the functions of universities, with the aim of
understanding their role in the context of the National Innovation System (SNI). To this end, it
explores the interfaces that exist between public policies and the academic environment,
revealing the tensions and possibilities in the dynamics of federal universities as a means of
addressing the paradox in the role of the university in innovation. The study recognizes that the
new economic paradigm of the “knowledge society”, driven by globalization, the deepening of
social and economic inequality, climate change and digital transformation, has contributed to
reshaping the missions and role of universities in society. This perspective challenges the
traditional role of universities, creating tensions and opportunities. The research focuses on the
interface between educational, science, technology and innovation policies, industrial policy
and the country's economic and social development. This interface presupposes the
strengthening of the traditional missions of universities (teaching, research and extension) while
incorporating a new dimension: innovation, expressed through the Third Mission. From this
perspective, the contribution of universities to the economic and social development of
countries constitutes the essence of the Third Mission. The varied reconstructions and
interpretations reveal disputes over the role and priorities of universities, establishing a paradox.
The research adopts a qualitative theoretical-methodological approach, using case studies as a
research strategy to analyze the 69 Brazilian federal universities and their integration into the
National Innovation System. The thesis identifies a change in direction of the country's public
policies, aimed at mission-oriented policies, which seek more integrated, strategic and longterm action, as a result, highlights the initiatives: Nova Indústria Brasil (NIB), the 10 programs
of the FNDCT, the Ecological Transformation Plan and the Brazilian Artificial Intelligence
Plan (PBIA). The research results indicate advances, such as the creation of Technological
Innovation Centers (NITs) and the institutionalization of Innovation Policies in universities.
The research contributes to reflection on the strategic role of universities by proposing a
conceptual framework for understanding their role in the National Innovation System. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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