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Título : Os processos de (des) profissionalização docentesob o paradigma formativo dos aparelhos privados de hegemonia : analisando uma experiência no Centro-Oeste
Autor : Medeiros, Danyela Martins
Orientador(es):: Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto:: Alfabetização - Brasil
Educação - privatização
Formação docente
Profissionalização
Fecha de publicación : 10-abr-2025
Citación : MEDEIROS, Danyela Martins. Os processos de (des) profissionalização docentesob o paradigma formativo dos aparelhos privados de hegemonia: analisando uma experiência no Centro-Oeste. 2023. 237 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Esta pesquisa, vinculada à Linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, tem como objetivo principal compreender o processo de profissionalização de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando os fundamentos e mecanismos de privatização dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH). Na obra gramsciana, o conceito de "aparelho hegemônico" é coligado à articulação estatal e é entendida como uma sociedade particular, privada que tem como objetivo um novo terreno ideológico para a reprodução e manutenção de uma classe. O estudo identifica e caracteriza a atuação de APH na rede estadual de Goiás, focando no Programa de Alfabetização AlfaMais Goiás. Com caráter qualitativo e utilizando a pesquisa documental sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, o estudo segue uma metodologia que incluiu revisão de literatura sobre o tema de abordagem da profissionalização docente nas vertentes que a consideram como processos de formação profissional do professor ou as que levam em conta o histórico da docência pelas transformações sofridas ao longo do tempo (Shiroma; Evangelista, 2010), levando a processos de desprofissionalização ou profissionalização. Os autores que nos ajudaram a interpretar o contexto educacional diante do cenário que se apresenta são: Shiroma (2003; 2010); Evangelista (2008; 2021); Freidson (2019), sobre o par dialético profissionalização/desprofissionalização. E sobre os mecanismos e os processos de privatização na educação: Laval (2019); Laval; Dardot (2017); Adrião(2017; 2018; 2021; 2022); Adrião; Peroni (2011); Venco; Bertagna; Garcia (2021); Peroni (2015; 2017); Seki (2020); Seki; Evangelista (2019) e Freitas (2012; 2018). E ainda, sobre a formação continuada de professores, Curado Silva (2018; 2021). A partir da contextualização histórica das políticas de formação docenteno período de 2010 a 2023, analisamos o Programa Estadual AlfaMais Goiás no contexto do Acordo de Cooperação com o Aparelhos Privados de Hegemonia. Os resultados mostram que o APH, Associação Bem Comum (ABC), tem desempenhado um papel hegemônico na definição das políticas de alfabetização no país. A presença desses APH nas redes públicas estaduais via Regime de Colaboração é justificada pela busca de melhorias na qualidade do ensino, com eficiência gerencialista e garantia da alfabetização de todos os estudantes até o 2º Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa revela que a privatização da educação tem avançado para a educação básica, impactando significativamente a trajetória profissional e o trabalho docente. Os princípios empresariais têm sido adaptados para gerenciar redes de ensino e influenciar os processos formativos, levando a um novo paradigma, que privilegia formações de curto prazo e avalia o desempenho dos estudantes e dos docentes, utilizando-se da meritocracia como resposta mais adequada à valorização profissional. Os resultados foram organizados em cinco categorias explicativas: hegemonia na governança em programa estadual de alfabetização; formação continuada voltada para o programa em si; trabalho docente orientado com separação entre concepção e execução; meritocracia restringida e mediações para a carreira, que indicaram a desprofissionalização, com uma perspectiva de conhecimento fluido e temporário, enfraquecendo a autonomia docente, a progressão na carreira e as condições de trabalho nas classes de alfabetização.
Abstract: This research, linked to the Teacher Profession, Curriculum, and Assessment (PDCA) line of the Graduate Program in Education at the University of Brasília, aims to understand the professionalization process of teachers in the early years of Elementary Education, considering the foundations and mechanisms of privatization in the Privileged Devices of Hegemony (PDH). In the Gramscian framework, the concept of the "hegemonic apparatus" is associated with state network of Goiás, focusing on the understood as a private, particular society whose objective is to create a new ideological space for the reproduction and maintenance of a class. The study identifies and characterizes the role of PDH within the state network of Goiás, focusing on the AlfaMais Goiás Literacy Program.With a qualitative approach, using documentary research through the lens of historical materialism and dialectics, the study follows a methodology that includes a literature review on the theme of teacher professionalization, from perspectives that consider it as a process of professional teacher development or those that take into account the history of teaching through the transformations experienced over time (Shiroma; Evangelista, 2010), leading to processes of deprofessionalization or professionalization. The authors who helped us interpret the educational context within the current scenario are: Shiroma (2003; 2010); Evangelista (2008; 2021); Freidson (2019), regarding the dialectical pair professionalization/deprofessionalization. And regarding the mechanisms and processes of privatization in education: Laval (2019); Laval; Dardot (2017); Adrião (2017; 2018; 2021; 2022); Adrião; Peroni (2011); Venco; Bertagna; Garcia (2021); Peroni (2015; 2017); Seki (2020); Seki; Evangelista (2019); and Freitas (2012; 2018). Also, on the topic of teacher professional development: Curado Silva (2018; 2021).Through the historical contextualization of teacher training policies between 2010 and 2023, we analyze the AlfaMais Goiás State Program in the context of the Cooperation Agreement with the Privileged Devices of Hegemony. The results show that the PDH, Bem Comum Association (ABC), has played a hegemonic role in defining literacy policies in the country. The presence of these PDH in state public networks through the Collaboration Regime is justified by the pursuit of improvements in educational quality, with managerial efficiency and the guarantee of literacy for all students by the 2nd year of elementary school. The research reveals that the privatization of education has advanced into basic education, significantly impacting the professional trajectory and teaching work. Business principles have been adapted to manage school networks and influence formative processes, leading to a new paradigm that privileges short-term training programs and evaluates student and teacher performance, using meritocracy as the most appropriate response to professional valorization.The results were organized into five explanatory categories: hegemony in governance in the state literacy program; continuing education focused on the program itself; teaching work guided by a separation between conception and execution; restricted meritocracy and career mediation, which indicateddeprofessionalization, with a perspective of fluid and temporary knowledge, weakening teacher autonomy, career progression, and working conditions in literacy classrooms.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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