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Título: A práxis de educadoras e educadores quilombolas Kalunga egressos da LEdoC-UnB na comunidade Vão de Almas : contribuições para a auto-organização da juventude e para fortalecimento da cultura local na defesa do território
Autor(es): Rosa, Wanderléia dos Santos
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Práxis docente
Educação do campo
Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Vão de Almas(comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado)
Ensino médio
Data de publicação: 10-Abr-2025
Referência: ROSA, Wanderléia dos Santos. A práxis de educadoras e educadores quilombolas Kalunga egressos da LEdoC-UnB na comunidade Vão de Almas: contribuições para a auto-organização da juventude e para fortalecimento da cultura local na defesa do território. 2023. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como proposta analisar as práticas pedagógicas de educadores e educadora quilombolas Kalunga egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo – LEdoC UnB a partir de suas compreensões sobre como a formação promovida pela LEdoC tem impactado as suas docências junto aos estudantes do Ensino Médio da comunidade quilombola Vão de Almas em Cavalcante-GO. O foco foi a auto-organização da juventude em defesa da cultura e do território quilombola. A pesquisa qualitativa teve como base epistêmicometodológica a Epistemologia da Práxis proposta por Kátia A. Curado Silva (2018) e contribuições de outros teóricos, como Molina (2017, 2018, 2021), Bittencourt Britto (2017), Xavier (2022), entre outros. Os resultados apontaram que os docentes egressos reconhecem que a formação promovida pela LEdoC os capacitou a exercerem as suas práticas profissionais em contínua inter-relação entre a teoria e a prática, possibilitando leituras críticas de suasrealidades e os capacitando a atuarem dentro do espaço escolar e da comunidade na busca de soluções para os problemas locais. A análise dos depoimentos permitiu verificar que docentes adotam a práxis no trabalho desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio, de maneira que a ação docente está cotidianamente voltada ao desenvolvimento e fortalecimento da consciência crítica entre os discentes e a formação de indivíduos comprometidos com a preservação da cultura local e do território. Ficou também evidente que, mesmo após concluírem os seus cursos, os educadores e educadora egressos ainda buscam e contam com o apoio da LEdoC para o desenvolvimento de ações coletivas no território. Como conclusão geral, podemos afirmar que, apesar das dificuldades inerentes à educação do campo e à educação quilombola Kalunga, os docentes egressos da LEdoC UnB participantes da pesquisa têm assumido o desafio de propiciar à juventude quilombola Kalunga um modelo de educação emancipatória e o estímulo à autoorganização da juventude como processo de resistência e enfrentamento na luta contrahegemônica em defesa da cultura quilombola e do território.
Abstract: The present study aims at analyzing the pedagogical practices of Kalunga quilombola educators, graduate from the undergraduate Course of Education for Rural Areas (LEdoC) at UnB. The analysis is based on their understanding on how the course impacted their teaching to high school students at the quilombo Vão de Almas, community in Cavalcante–GO. The focus was the self-organization of the youth in defense of their culture and territory. The research was based on the Epistemology of Praxis, proposed by Curado Silva (2018), Molina (2017, 2018, 2021), Bitencourt Britto (2017), Xavier (2022). The results pointed that the researched educators recognize their training at LEdoC essential to their professional practices of continuous articulation between theory and practice, enabling critical readings of their realities, allowing them to act within school and community in the search for solutions. The analysis of their statements demonstrated that they adopt such praxis in the work with high school students, that the teaching action is daily focused on the development and strengthening of critical awareness among students and the formation of individuals committed to the protection and preservation of local culture and territory. Even after completing their courses, educators seek and rely on LEdoC support to develop collective actions within the quilombo. In conclusion, we can affirm that despite the difficulties inherent to rural and quilombola education, LEdoC/UnB graduate teachers have taken up the challenge of providing an emancipatory education model and encouraged the youth to organize themselves to resist and confront hegemony in defense of their culture.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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