Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | - |
dc.contributor.author | Rosa, Wanderléia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T16:00:11Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T16:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-21 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Wanderléia dos Santos. A práxis de educadoras e educadores quilombolas Kalunga egressos da LEdoC-UnB na comunidade Vão de Almas: contribuições para a auto-organização da juventude e para fortalecimento da cultura local na defesa do território. 2023. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52032 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como proposta analisar as práticas pedagógicas de educadores e
educadora quilombolas Kalunga egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo
– LEdoC UnB a partir de suas compreensões sobre como a formação promovida pela LEdoC
tem impactado as suas docências junto aos estudantes do Ensino Médio da comunidade
quilombola Vão de Almas em Cavalcante-GO. O foco foi a auto-organização da juventude em
defesa da cultura e do território quilombola. A pesquisa qualitativa teve como base epistêmicometodológica a Epistemologia da Práxis proposta por Kátia A. Curado Silva (2018) e
contribuições de outros teóricos, como Molina (2017, 2018, 2021), Bittencourt Britto (2017),
Xavier (2022), entre outros. Os resultados apontaram que os docentes egressos reconhecem que
a formação promovida pela LEdoC os capacitou a exercerem as suas práticas profissionais em
contínua inter-relação entre a teoria e a prática, possibilitando leituras críticas de suasrealidades
e os capacitando a atuarem dentro do espaço escolar e da comunidade na busca de soluções para
os problemas locais. A análise dos depoimentos permitiu verificar que docentes adotam a práxis
no trabalho desenvolvido com os estudantes do Ensino Médio, de maneira que a ação docente
está cotidianamente voltada ao desenvolvimento e fortalecimento da consciência crítica entre
os discentes e a formação de indivíduos comprometidos com a preservação da cultura local e
do território. Ficou também evidente que, mesmo após concluírem os seus cursos, os
educadores e educadora egressos ainda buscam e contam com o apoio da LEdoC para o
desenvolvimento de ações coletivas no território. Como conclusão geral, podemos afirmar que,
apesar das dificuldades inerentes à educação do campo e à educação quilombola Kalunga, os
docentes egressos da LEdoC UnB participantes da pesquisa têm assumido o desafio de propiciar
à juventude quilombola Kalunga um modelo de educação emancipatória e o estímulo à autoorganização da juventude como processo de resistência e enfrentamento na luta contrahegemônica em defesa da cultura quilombola e do território. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A práxis de educadoras e educadores quilombolas Kalunga egressos da LEdoC-UnB na comunidade Vão de Almas : contribuições para a auto-organização da juventude e para fortalecimento da cultura local na defesa do território | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Kalunga (comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vão de Almas(comunidade quilombola brasileira) - Goiás (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aims at analyzing the pedagogical practices of Kalunga quilombola
educators, graduate from the undergraduate Course of Education for Rural Areas (LEdoC) at
UnB. The analysis is based on their understanding on how the course impacted their teaching
to high school students at the quilombo Vão de Almas, community in Cavalcante–GO. The
focus was the self-organization of the youth in defense of their culture and territory. The
research was based on the Epistemology of Praxis, proposed by Curado Silva (2018), Molina
(2017, 2018, 2021), Bitencourt Britto (2017), Xavier (2022). The results pointed that the
researched educators recognize their training at LEdoC essential to their professional practices
of continuous articulation between theory and practice, enabling critical readings of their
realities, allowing them to act within school and community in the search for solutions. The
analysis of their statements demonstrated that they adopt such praxis in the work with high
school students, that the teaching action is daily focused on the development and strengthening
of critical awareness among students and the formation of individuals committed to the
protection and preservation of local culture and territory. Even after completing their courses,
educators seek and rely on LEdoC support to develop collective actions within the quilombo.
In conclusion, we can affirm that despite the difficulties inherent to rural and quilombola
education, LEdoC/UnB graduate teachers have taken up the challenge of providing an
emancipatory education model and encouraged the youth to organize themselves to resist and
confront hegemony in defense of their culture. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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