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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52026
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2024_JoannaD'arcLimaDaSilvaSarmanho_DISSERT.pdf1,86 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Leitura compartilhada e o uso dos objetos na educação infantil como promotores de processos atencionais relacionados ao funcionamento executivo
Auteur(s): Sarmanho, Joanna D’arc Lima da Silva
Orientador(es):: Rengifo-Herrera, Francisco José
Assunto:: Atenção - crianças
Educação infantil
Funções executivas
Leitura compartilhada
Date de publication: 8-avr-2025
Référence bibliographique: SARMANHO, Joanna D’arc Lima da Silva. Leitura compartilhada e o uso dos objetos na educação infantil como promotores de processos atencionais relacionados ao funcionamento executivo. 2024. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Considerando os desafios enfrentados pelas crianças pequenas na educação infantil com relação a autorregulação, e assim, considerando que algumas crianças experimentam dificuldades posteriores no início do ensino sistematizado, ressaltamos com esse estudo a necessidade de estudar as funções executivas com ênfase na emergência da atenção. Atualmente os estudos voltados para esse campo baseiam-se em estudos laboratoriais desconsiderando a validez ecológica das experiências vivenciadas pela criança. Portanto, buscamos considerar a importância das situações de leitura compartilhada com a introdução da materialidade, como um meio para emergir a atenção das crianças durante essas situações. O artigo busca elucidar o papel dessas situações na aprendizagem, especialmente relacionando a fonte teórica contida nesse primeiro artigo junto a análise dos dados obtidos em observações de sala de aula relacionadas a situações de leitura compartilhada com a inserção dos objetos, contidas no segundo artigo. Contudo, o objetivo central desse estudo é apresentar os aspectos teóricos relacionados às funções executivas e inferir relações com o foco de atenção de crianças de cinco anos durante a leitura compartilhada de histórias que envolvam o uso de objetos, nesse contexto a escola é vista como espaço potencial para o desenvolvimento executivo. Destaca-se, portanto, a importância de articular a interação com o ambiente e o estudo das funções executivas para ampliar a compreensão sobre a atenção e sua relevância para a aprendizagem. O artigo visa fundamentar a pesquisa e compreensão das observações realizadas, explorando conceitos como atenção, funções executivas, materialidades/objetos, situações educativas e leitura compartilhada.
Abstract: Considering the challenges faced by young children in early childhood education,particularly regarding self-regulation, and acknowledging that some children experience subsequent difficulties at the onset of formal schooling, this study emphasizes the need to investigate executive functions with a focus on attentional emergence. Currently, studies in this field are predominantly based on laboratory research, overlooking the ecological validity of experiences lived by the child. Therefore, we aim to highlight the importance of shared reading situations with the introduction of materiality as a means to enhance children attention during these situations. The article seeks to clarify the role of these situations in learning, particularly by relating the theoretical frame work contained in this initial article to the analysis of data obtained from classroom observations related to shared reading situations with the inclusion of objects, as presented in the second article. However, the central objective of this study is to present theoretical aspects related to executive functions and infer relationships with the attentional focus of five-year-old children during shared reading of stories involving the use of objects; in this context, school is seen as a potential space for executive development. Therefore, the study underscores the importance of integrating interaction with the environment and examining executive functions to deepen understanding of attention and its relevance to learning. The article aims to support research and comprehension of the observations made, exploring concepts such as attention, executive functions, materialities/objects, educational situations, and shared reading.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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