Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52025
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_LeticiaDaCruzSouza_DISSERT.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A formação inicial de pedagogos para a inovação educacional e o uso de metodologias ativas
Autor : Souza, Letícia da Cruz
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Formação inicial de professores
Metodologias ativas
Pedagogos
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Citación : SOUZA, Letícia da Cruz. A formação inicial de pedagogos para a inovação educacional e o uso de metodologias ativas, 2025. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : O foco deste estudo reside na formação inicial de pedagogos, visando investigar como estão contemplados os conceitos de inovação educacional e de metodologias ativas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia e se existem, no currículo do curso de Pedagogia da UnB, disciplinas e/ou práticas que proporcionem uma compreensão aprofundada sobre esses conceitos. Partindo do pressuposto central de que há uma lacuna na formação inicial destes profissionais para a prática docente, o que tende a perpetuar a predominância de metodologias tradicionais de ensino e dificultar o alcance de uma aprendizagem significativa aos discentes, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, embasada no Estudo de Caso (GIL, 2009) com uma perspectiva de análise crítica do contexto social presente na Educação Básica. Os procedimentos de pesquisa incluem a revisão do estado do conhecimento, a análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (PPPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (DCNs). Como ferramenta para a coleta de dados, foram aplicados questionários, cujo público-alvo foram estudantes do curso de Pedagogia da UnB matriculados em disciplinas de prática de estágio supervisionado. Como resultado desta dissertação, observa-se que as DCNs para o curso de Pedagogia não contemplam os conceitos de inovação educacional e de metodologias ativas; que o PPPC do curso de Pedagogia da UnB bem como as ementas das disciplinas que compõem a dimensão formativa denominada “Organização do trabalho pedagógico no Brasil” — a qual aborda conceitos, metodologias e reflexões sobre a prática docente — apresentam lacunas a respeito da formação teóricoprática para essas ações e, por isso, necessitam de reflexão crítica para reformulá-los; que a compreensão dos estudantes é mais aprofundada quanto às metodologias ativas, visto que elas foram experienciadas em algumas disciplinas. Entretanto, os conhecimentos acerca da inovação educacional carecem de aprofundamento tanto no que se refere ao campo teórico quanto aos aspectos da sua aplicação. Ademais, como produto técnico deste trabalho, é apresentado um projeto de oficina que traz os conceitos e exemplos para aplicação da inovação educacional intermediadas por metodologias ativas.
Abstract: The focus of this study is on the initial training of pedagogues, with the aim of investigating how the concepts of educational innovation and active methodologies are included in the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Pedagogy courses and whether there are any subjects and/or practices in the UnB Pedagogy curriculum that provide an in-depth understanding of these concepts. Based on the central assumption that there is a gap in the initial training of these professionals for teaching practice, which tends to perpetuate the predominance of traditional teaching methodologies and make it difficult for students to achieve meaningful learning, this research adopted a qualitative approach, based on the Case Study (GIL, 2009) with a perspective of critical analysis of the social context present in Basic Education. The research procedures include a review of the state of knowledge, documentary analysis of the Pedagogy Course Political Pedagogical Project of the University of Brasília (PPPC) and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Pedagogy Courses (DCNs). Questionnaires were used as a tool for data collection. The target audience was students on the UnB Pedagogy course enrolled in supervised internship practice subjects. The results of this dissertation show that the DCNs for the Pedagogy course do not include the concepts of educational innovation and active methodologies; that the PPPC of the Pedagogy course at UnB, as well as the syllabuses of the subjects that make up the training dimension called “Organization of pedagogical work in Brazil” - which addresses concepts, methodologies and reflections on teaching practice - have gaps in terms of theoretical and practical training for these actions, and therefore require critical reflection in order to reformulate them; that the students' understanding of active methodologies is more in-depth, since they have been experienced in some subjects. However, knowledge about educational innovation needs to be deepened, both in terms of the theoretical field and aspects of its application. In addition, as a technical product of this work, a workshop project is presented that provides concepts and examples for the application of educational innovation mediated by active methodologies.
Resumen: Este estudio se centra en la formación inicial de pedagogos, con el objetivo de investigar cómo se incluyen los conceptos de innovación educativa y metodologías activas en las Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos de Pedagogía de Grado y si existen asignaturas y/o prácticas en el plan de estudios de Pedagogía de la UnB que profundicen en estos conceptos. Partiendo del supuesto central de que existe un vacío en la formación inicial de estos profesionales para la práctica docente, que tiende a perpetuar el predominio de las metodologías tradicionales de enseñanza y dificultar el logro de aprendizajes significativos para los estudiantes, esta investigación adoptó un enfoque cualitativo, basado en el Estudio de Caso (GIL, 2009) con una perspectiva de análisis crítico del contexto social presente en la Educación Básica. Los procedimientos de investigación incluyen una revisión del estado del conocimiento, análisis documental del Curso de Pedagogía Proyecto Político Pedagógico de la Universidad de Brasilia (PPPC) y las Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos de Pedagogía de Pregrado (DCNs). Se utilizaron cuestionarios como herramienta para la recogida de datos, y el público objetivo fueron los estudiantes de Pedagogía de la UnB matriculados en asignaturas de prácticas tuteladas. Los resultados de esta disertación muestran que los DCN del curso de Pedagogía no incluyen los conceptos de innovación educativa y metodologías activas; que el PPPC del curso de Pedagogía de la UnB, así como los programas de las asignaturas que componen la dimensión formativa denominada «Organización del trabajo pedagógico en Brasil» - que aborda conceptos, metodologías y reflexiones sobre la práctica docente - presentan lagunas en cuanto a la formación teórica y práctica de estas acciones y, por lo tanto, requieren una reflexión crítica para reformularlos; que la comprensión de las metodologías activas por parte de los estudiantes es más profunda, ya que se han experimentado en algunas asignaturas. Sin embargo, es necesario profundizar en el conocimiento de la innovación educativa, tanto en el ámbito teórico como en aspectos de su aplicación. Además, como producto técnico de este trabajo, se presenta un proyecto de taller que aporta conceptos y ejemplos para la aplicación de la innovación educativa mediada por metodologías activas.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52025/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.