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Título: Os currículos da socioeducação : estudo de caso em uma unidade socioeducativa de internação no Distrito Federal (2024)
Autor(es): Santos, Suhelem Brasil
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Unidade de internação
Socioeducação
Estudo de caso
Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 8-Abr-2025
Referência: SANTOS, Suhelem Brasil. Os currículos da socioeducação: estudo de caso em uma unidade socioeducativa de internação no Distrito Federal (2024). 2025. 200 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta dissertação investiga os currículos da Socioeducação com foco em uma unidade de internação do Distrito Federal. Justifica-se pela necessidade de compreender o papel dos currículos como instrumentos de transformação social em contextos marcados por desigualdades estruturais e práticas socioeducativas que, muitas vezes, reproduzem lógicas punitivas. O estudo tem como problema de pesquisa: como se organizam os currículos da Socioeducação em uma unidade socioeducativa de internação no Distrito Federal? Os objetivos incluem analisar essa organização; identificar o inventário de pesquisas científicas sobre as relações entre educação, Socioeducação, organização do trabalho pedagógico e currículo; mapear a organização do trabalho pedagógico no contexto socioeducativo, destacando suas conexões com o currículo; identificar os currículos modelados na unidade de internação, considerando sua influência no cotidiano institucional; propor um curso de formação continuada para profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal com vistas à qualificação das práticas pedagógicas e à elaboração de um Projeto Político-Pedagógico. A abordagem teórico-metodológica aproxima-se do materialismo histórico-dialético, utilizando a categoria da contradição. O estudo adota uma metodologia qualitativa, exploratória, com a estratégia de estudo de caso, combinando análise de conteúdo categorial e triangulação de dados. Os dados foram obtidos por meio do estado do conhecimento, análise documental e entrevistas semiestruturadas com profissionais e adolescentes. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Gimeno Sacristán, Michael Apple e Torres Santomé, que compreendem o currículo como espaço de disputas de poder e potencial instrumento de emancipação social. As categorias analíticas identificadas incluem: gestão participativa versus centralização; flexibilidade e adaptação versus rigidez e normatização excessiva; conteúdos e métodos significativos versus atividades fragmentadas e descontextualizadas; e avaliação emancipatória versus avaliação punitiva. Essas categorias indicam as possíveis contradições e potencialidades dos currículos na organização do trabalho pedagógico na unidade investigada. Os currículos da Socioeducação evidenciaram a coexistência de currículos prescritos e modelados. A Jornada Pedagógica e o Regulamento Disciplinar funcionam como “oráculos curriculares”, pois centralizam decisões e normatizam práticas, mas permitem margens de interpretação e adaptação. Identificados como currículos modelados, esses instrumentos organizam o trabalho pedagógico na unidade socioeducativa e refletem tensões entre flexibilidade e rigidez, bem como entre gestão participativa e centralização. Verificam-se dificuldades de adaptação às necessidades individuais dos adolescentes, enquanto a centralização das decisões reduz a autonomia das equipes. Por outro lado, há um empenho dos profissionais em adaptar as prescrições para atender às demandas locais. Como proposta técnica, a dissertação sugere um curso de formação continuada para os profissionais da unidade, com ênfase na construção de um Projeto Político-Pedagógico. Em síntese, o estudo contribui para a compreensão crítica dos currículos na Socioeducação e evidencia a importância da modelagem curricular como estratégia para a transformação da realidade socioeducativa.
Abstract: This dissertation investigates the curricula of Socioeducation with a focus on a detention unit in the Federal District of Brazil. The research is justified by the need to understand the role of curricula as instruments of social transformation in contexts marked by structural inequalities and socioeducational practices that often reproduce punitive logics. The study addresses the research problem: how are the curricula of Socioeducation organized in a socioeducational detention unit in the Federal District? The objectives include analyzing this organization; identifying a body of scientific research on the relationships between education, Socioeducation, pedagogical work organization, and curriculum; mapping the organization of pedagogical work in the socioeducational context, highlighting its connections with the curriculum; identifying the modeled curricula in the detention unit, considering their influence on institutional daily life; and proposing a continuing education course for professionals in the socioeducational system of the Federal District aimed at improving pedagogical practices and developing a Political-Pedagogical Project. The theoretical-methodological approach is aligned with historical-dialectical materialism, using the category of contradiction. The study adopts a qualitative, exploratory methodology with a case study strategy, combining categorical content analysis and data triangulation. Data were collected through a state-of-knowledge review, document analysis, and semi-structured interviews with professionals and adolescents. The theoretical framework is based on authors such as Gimeno Sacristán, Michael Apple, and Torres Santomé, who view the curriculum as a space of power struggles and a potential instrument for social emancipation. The analytical categories identified include: participatory management versus centralization; flexibility and adaptation versus rigidity and excessive standardization; meaningful content and methods versus fragmented and decontextualized activities; and emancipatory assessment versus punitive assessment. Essas categorias indicam as possíveis contradições e potencialidades dos currículos na organização do trabalho pedagógico na unidade investigada. The curricula of Socioeducation revealed the coexistence of prescribed and modeled curricula. The Pedagogical Journey and the Disciplinary Regulation act as “curricular oracles”, centralizing decisions and standardizing practices while allowing room for interpretation and adaptation. Identified as modeled curricula, these instruments organize pedagogical work in the socioeducational unit and reflect tensions between flexibility and rigidity, as well as between participatory management and centralization. Challenges in adapting to the individual needs of adolescents were identified, while centralized decisionmaking reduces team autonomy. On the other hand, professionals strive to adapt prescriptions to meet local demands. As a technical proposal, the dissertation suggests a continuing education course for the unit’s professionals, emphasizing the development of a Political-Pedagogical Project. In summary, the study contributes to a critical understanding of curricula in Socioeducation and highlights the importance of curricular modeling as a strategy for transforming the socioeducational reality.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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