http://repositorio.unb.br/handle/10482/52018
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_JaneteRodriguesCardone_DISSERT.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Da travessia ao encontro : o trabalho com a literatura em uma perspectiva antirracista no Bloco Inicial de Alfabetização |
Auteur(s): | Cardone, Janete Rodrigues |
Orientador(es):: | Maia, Hélio José Santos |
Assunto:: | Educação antirracista Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) Literatura infantil Formação de leitores |
Date de publication: | 8-avr-2025 |
Data de defesa:: | 9-avr-2024 |
Référence bibliographique: | CARDONE, Janete Rodrigues. Da travessia ao encontro: o trabalho com a literatura em uma perspectiva antirracista no Bloco Inicial de Alfabetização. 2024. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | As reflexões sobre a temática antirracista são urgentes e necessitam estar presentes em diversos setores da nossa sociedade, principalmente na escola, um espaço favorável ao diálogo e o compromisso ético. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como problema compreender como professor (a) considera importante selecionar livros antirracistas em suas práticas pedagógicas, e para isso, temos como objetivo analisar critérios da seleção de livros literários por professores que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização. Além disso, conhecer as estratégias e possibilidades de ações nessa perspectiva, por meio da Literatura Infantil e como esta pode ser aliada para trabalhar o tema. Trazemos como fundamentação teórica, Brandão, Leal e Nascimento (2013), Colomer (2007, 2003, 2017), Lerner (2007), Zilberman (2003), Zilberman e Lajolo (2022), Candido (2004), Deus (2020), Silva (2022), Boaventura (2019), Munanga (2019), Almeida (2019), Cavalheiro (2010), Hall (2006, 2019) Gomes (2010), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com o propósito exploratório, cuja técnica para geração dos dados foram o questionário aos professores das turmas, a entrevista livre com a responsável pela biblioteca ou sala de leitura, análise de fotos acervo da biblioteca ou sala de leitura e do Projeto Político Pedagógico em quatro escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, localizadas na Região Administrativa do Guará. A interpretação dos dados e consequentemente suas análises viabilizarão, entre outras ponderações, a constatação da necessidade de um olhar generoso da escola, também aos seus docentes, ofertando situações formativas com a literatura antirracista, estimulando esses profissionais a tornarem-se leitores competentes, lendo e convidando os estudantes a esse encontro literário tão fundamental para que, cada vez mais, possamos nos humanizar por meio de narrativas que nos tocam. |
Abstract: | Reflections on anti-racist issues are urgent and need to be present in various sectors of our society, especially in schools, as a space that is conducive to dialogue and ethical commitment. Given this context, this research aims to understand how teachers consider it important to select anti-racist books in their pedagogical practices. To this end, we aim to analyze the criteria for selecting literary books by teachers who work in the Initial Literacy Block. In addition, we want to know the strategies and possibilities of actions in this perspective, through children's literature and how it can be an ally to work on the theme. We bring as theoretical basis, Brandão, Leal and Nascimento (2013), Colomer (2007, 2003, 2017), Lerner (2007), Zilberman (2003), Zilberman and Lajolo (2022), Candido (2004), Deus (2020), Silva (2022), Boaventura (2019), Munanga (2019), Almeida (2019), Cavalheiro (2010), Hall (2006, 2019) Gomes (2010), among others. Methodologically, this is a qualitative research with an exploratory purpose, whose technique for generating data was the questionnaire to the class teachers, the free interview with the person responsible for the library or reading room, analysis of photos from the library or reading room collection and the Political Pedagogical Project in four schools of the State Secretariat of Education of the Federal District, located in the Administrative Region of Guará. The interpretation of the data and consequently its analyses will enable, among other considerations, the confirmation of the need for a generous view of the school, including its teachers, offering formative situations with anti-racist literature, encouraging these professionals to become competent readers, reading and inviting students to this literary encounter so fundamental so that, increasingly, we can humanize ourselves through narratives that touch us. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Universidade de Brasília (UnB) |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.