http://repositorio.unb.br/handle/10482/52010
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_AnaPaulaCostaRodrigues_DISSERT.pdf | 7,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O material digital no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD |
Autor(es): | Rodrigues, Ana Paula Costa |
Orientador(es): | Maia, Hélio José Santos |
Assunto: | Livro didático Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Livros digitais |
Data de publicação: | 23-Mar-2025 |
Data de defesa: | 7-Out-2021 |
Referência: | RODRIGUES, Ana Paula Costa. O material digital no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. 2021. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho objetiva contribuir para o aperfeiçoamento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático — PNLD, uma das Políticas Públicas mais efetivas do Ministério da Educação, de forma que essa evolução subsidie o alcance das metas do Plano Nacional da Educação - PNE, no que tange à cultura digital. O PNLD é um programa destinado a avaliar e disponibilizar obras didáticas e literárias, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica brasileira. Em julho de 2017 foi publicado o Decreto nº 9.099, que entre suas novidades trouxe a ampliação do programa, com a possibilidade de inclusão de outros materiais de suporte à prática educativa. Com essa abertura, a partir do PNLD 2019 (anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil), as obras passaram a ser compostas por livro impresso e Material do Professor Digital. Esse material, embora intitulado de digital, atualmente é composto por itens que visam auxiliar pedagogicamente o professor em suas atividades e atuação em sala de aula bem como favorecer o desenvolvimento das competências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Nesse sentido, considerando que um dos principais eixos da Base é a vinculação da tecnologia como habilidade essencial para o aprendizado, considerando o alcance do PNLD e o título do material de apoio ao professor (digital), defende o presente projeto que a introdução de diretrizes de âmbito tecnológico no escopo do PNLD poderia, enquanto suporte a atuação pedagógica docente, contribuir para o alcance das metas do PNE em especial fortalecendo a formação continuada dos professores com foco na cultura digital. Nesse sentido e considerando a exigência do Mestrado Profissional de entrega de um produto técnico, propõe-se uma reformulação na composição do material digital do PNLD de forma que os editais do Programa passem a exigir que esse material contenha também orientações direcionadas ao universo digital e não só de apoio à prática pedagógica. O embasamento da proposta defendida foi ancorado na análise documental de editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, nas disposições do Decreto 9.099/2017, bem como em autores que tratam de cibercultura, educação em era digital e novas tecnologias de viés pedagógico, além de tangenciado por outras leituras com foco na formação de professores e políticas públicas em educação. |
Abstract: | The present work aims to contribute to the improvement of the National Program for Books and Didactic Material (PNLD) - one of the most effective public policies of the Ministry of Education - so that the program supports the achievement of the goals of the National Education Plan (PNE), regarding digital culture. PNLD is a program designed to evaluate and make available didactic and literary works, in a systematic, regular and gratuitous form, to public schools of basic education in Brazil. In July 2017, the Decree No. 9,099 was published and among its novelties was the expansion of the program, with the possibility of including other materials to support educational practice. With this, beginning from the PNLD 2019 (initial years of elementary school and early childhood education), the works started to be composed of printed books and Digital Teacher Materials. The materials, although called digital, are currently composed of items that aim to pedagogically assist the teacher in their activities and classroom performance, as well as to favor the development of BNCC skills. In this sense, considering that one of the main goals of the BNCC is the association of technology as an essential skill for learning, and considering the scope of the PNLD and the title of the teacher support material (digital), the present project argues that the introduction of technological guidelines within the scope of the PNLD could - while supporting the teaching pedagogical performance - contribute to the achievement of the goals of the PNE, in particular by strengthening the continuing education of teachers with a focus on digital culture. In this sense and considering the Professional Master's requirement to deliver a technical product, it is proposed to complement the PNLD notices regarding the Teacher's Digital Material. The basis of the defended proposal was anchored in the documentary analysis of notices of the National Program for Books and Didactic Material as well as in authors dealing with cyberculture, education in the digital age and new technologies with a pedagogical bias, and a touch of other readings focusing on teacher training and public policies in education. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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