Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Paula Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-23T18:53:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-23T18:53:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-07 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ana Paula Costa. O material digital no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. 2021. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52010 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva contribuir para o aperfeiçoamento do Programa
Nacional do Livro e do Material Didático — PNLD, uma das Políticas Públicas mais
efetivas do Ministério da Educação, de forma que essa evolução subsidie o alcance
das metas do Plano Nacional da Educação - PNE, no que tange à cultura digital. O
PNLD é um programa destinado a avaliar e disponibilizar obras didáticas e literárias,
de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica
brasileira. Em julho de 2017 foi publicado o Decreto nº 9.099, que entre suas
novidades trouxe a ampliação do programa, com a possibilidade de inclusão de
outros materiais de suporte à prática educativa. Com essa abertura, a partir do
PNLD 2019 (anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil), as obras
passaram a ser compostas por livro impresso e Material do Professor Digital. Esse
material, embora intitulado de digital, atualmente é composto por itens que visam
auxiliar pedagogicamente o professor em suas atividades e atuação em sala de aula
bem como favorecer o desenvolvimento das competências da Base Nacional
Comum Curricular - BNCC. Nesse sentido, considerando que um dos principais
eixos da Base é a vinculação da tecnologia como habilidade essencial para o
aprendizado, considerando o alcance do PNLD e o título do material de apoio ao
professor (digital), defende o presente projeto que a introdução de diretrizes de
âmbito tecnológico no escopo do PNLD poderia, enquanto suporte a atuação
pedagógica docente, contribuir para o alcance das metas do PNE em especial
fortalecendo a formação continuada dos professores com foco na cultura digital.
Nesse sentido e considerando a exigência do Mestrado Profissional de entrega de
um produto técnico, propõe-se uma reformulação na composição do material digital
do PNLD de forma que os editais do Programa passem a exigir que esse material
contenha também orientações direcionadas ao universo digital e não só de apoio à
prática pedagógica. O embasamento da proposta defendida foi ancorado na análise
documental de editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, nas
disposições do Decreto 9.099/2017, bem como em autores que tratam de
cibercultura, educação em era digital e novas tecnologias de viés pedagógico, além
de tangenciado por outras leituras com foco na formação de professores e políticas
públicas em educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O material digital no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livro didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros digitais | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to contribute to the improvement of the National Program for
Books and Didactic Material (PNLD) - one of the most effective public policies of the
Ministry of Education - so that the program supports the achievement of the goals of
the National Education Plan (PNE), regarding digital culture. PNLD is a program
designed to evaluate and make available didactic and literary works, in a systematic,
regular and gratuitous form, to public schools of basic education in Brazil. In July
2017, the Decree No. 9,099 was published and among its novelties was the
expansion of the program, with the possibility of including other materials to support
educational practice. With this, beginning from the PNLD 2019 (initial years of
elementary school and early childhood education), the works started to be composed
of printed books and Digital Teacher Materials. The materials, although called digital,
are currently composed of items that aim to pedagogically assist the teacher in their
activities and classroom performance, as well as to favor the development of BNCC
skills. In this sense, considering that one of the main goals of the BNCC is the
association of technology as an essential skill for learning, and considering the scope
of the PNLD and the title of the teacher support material (digital), the present project
argues that the introduction of technological guidelines within the scope of the PNLD
could - while supporting the teaching pedagogical performance - contribute to the
achievement of the goals of the PNE, in particular by strengthening the continuing
education of teachers with a focus on digital culture. In this sense and considering
the Professional Master's requirement to deliver a technical product, it is proposed to
complement the PNLD notices regarding the Teacher's Digital Material. The basis of
the defended proposal was anchored in the documentary analysis of notices of the
National Program for Books and Didactic Material as well as in authors dealing with
cyberculture, education in the digital age and new technologies with a pedagogical
bias, and a touch of other readings focusing on teacher training and public policies in
education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|