Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas Junior, Eudes Antônio de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T18:30:43Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T18:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-29 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS JUNIOR, Eudes Antônio de. Modificação de atitudes em relação a casais homossexuais idosos por transferência de função em classes de equivalência. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51932 | - |
dc.description.abstract | A homonegatividade refere-se a atitudes negativas diante da homossexualidade e/ou das
orientações não-heterossexuais, incluindo a desvalorização social e individual dos modos de
vida da população LGBTQIA+. Tais atitudes podem ser estudadas pela Análise do
Comportamento, por meio do Paradigma da Equivalência de Estímulos, que permite
investigar experimentalmente a formação de relações entre estímulos com e sem significado
social. Desta forma, este estudo teve os seguintes objetivos: (1) verificar a formação de
classes de equivalência entre fotos de casais homossexuais idosos e atributos positivos em
estudantes universitários que apresentam atitudes homonegativas; e (2) avaliar a transferência
de funções entre estímulos através de dois instrumentos de medidas implícitas. Participaram
desta pesquisa 52 estudantes universitários, que responderam as duas versões da Escala
Moderna de Homonegatividade (MHS-G e MHS-L), divididos em dois Grupos
Experimentais (GE 1 e GE 2) e dois Grupos Controle (GC 1 e GC 2). Os Grupos
Experimentais realizaram uma tarefa de pareamento ao modelo, na qual eram ensinadas
relações entre adjetivos positivos, símbolos abstratos e fotografias de casais homossexuais
idosos. Após a verificação da formação de classes de equivalência, os participantes do Grupo
Experimental 1 foram expostos a tarefa do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP),
composta por blocos consistentes e blocos inconsistentes. Nos blocos consistentes os
participantes deveriam relacionar fotografias de casais heterossexuais idosos com adjetivos
positivos e fotografias de casais homossexuais idosos com adjetivos negativos. Nos blocos
inconsistentes os participantes deveriam relacionar fotografias de casais homossexuais idosos
com adjetivos positivos e fotografias de casais heterossexuais idosos com adjetivos negativos.
Os participantes do Grupo Experimental 2 (GE 2), além da tarefa de pareamento ao modelo,
realizaram a tarefa do Functional Aquisition Speed Test (FAST), composta também por blocos consistentes, nos quais diante da apresentação de fotografias de casais heterossexuais
idosos e de adjetivos positivos, os participantes deveriam apertar a tecla “Z” e diante de
fotografias de casais homossexuais idosos e adjetivos negativos, apertar a tecla “M”. Nos
blocos inconsistentes havia a inversão da regra. Os participantes do Grupo Controle 1 (GC1),
realizaram apenas a tarefa do IRAP e os participantes do Grupo Controle 2 (GC 2) apenas o
FAST. Os resultados mostraram que 23 estudantes (GE 1 e GE 2) que foram submetidos à
tarefa de pareamento ao modelo formaram classes de equivalência. Os participantes do Grupo
Experimental 1 responderam mais rapidamente aos blocos inconsistentes em comparação ao
Grupo Controle 1, o que indica uma atitude favorável aos casais homossexuais idosos. Os
participantes do Grupo Experimental 2, em comparação ao Grupo Controle 2, apresentaram
maior porcentagem de acurácia e maior número de acertos nos blocos inconsistentes. Estes
resultados sugerem que houve transferência de função. Entretanto, este estudo apresenta
algumas limitações como o número reduzido de participantes dos cursos de áreas exatas, a
aplicação única das escalas MHS, a ausência de uma etapa de verificação da manutenção das
classes de equivalência (follow-up), e possível efeito combinado de dois tipos de preconceito:
preconceito racial e homonegativo. Tais limitações devem ser consideradas em pesquisas
futuras, além da utilização de outros delineamentos como o delineamento de sujeito único. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modificação de atitudes em relação a casais homossexuais idosos por transferência de função em classes de equivalência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atitudes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homonegatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.subject.keyword | IRAP | pt_BR |
dc.subject.keyword | FAST | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Homonegativity refers to negative attitudes towards homosexuality and/or non-heterosexual
orientations, including the social and individual devaluation of the lifestyles of the
LGBTQIA+ population. Such attitudes can be studied by Behavior Analysis, through the
Stimulus Equivalence Paradigm, which allows experimental investigation of the formation of
relationships between stimuli with and without social significance. Thus, this study had the
following objectives: (1) to verify the formation of equivalence classes between photos of
elderly homosexual couples and positive attributes in university students who present
homonegative attitudes; and (2) to evaluate the transfer of functions between stimuli through
two implicit measurement instruments. Fifty-two university students participated in this
research, who answered the two versions of the Modern Homonegativity Scale (MHS-G and
MHS-L), divided into two Experimental Groups (EG 1 and EG 2) and two Control Groups
(CG 1 and CG 2). The Experimental Groups performed a matching-to-sample task, in which
they were taught relationships between positive adjectives, abstract symbols, and photographs
of elderly homosexual couples. After verifying the formation of equivalence classes,
participants in Experimental Group 1 were exposed to the Implicit Relational Assessment
Procedure (IRAP) task, consisting of consistent and inconsistent blocks. In the consistent
blocks, participants were asked to relate photographs of elderly heterosexual couples with
positive adjectives and photographs of elderly homosexual couples with negative adjectives.
In the inconsistent blocks, participants were asked to relate photographs of elderly
homosexual couples with positive adjectives and photographs of elderly heterosexual couples
with negative adjectives. In addition to the matching-to-sample task, participants in
Experimental Group 2 (EG 2) performed the Functional Acquisition Speed Test (FAST) task,
which also consisted of consistent blocks, in which participants were asked to press the “Z” key when presented with photographs of elderly heterosexual couples and positive adjectives,
and to press the “M” key when presented with photographs of elderly homosexual couples
and negative adjectives. The rule was reversed in the inconsistent blocks. Participants in
Control Group 1 (CG1) performed only the IRAP task, and participants in Control Group 2
(CG 2) performed only the FAST. The results showed that 23 students (EG 1 and EG 2) who
were submitted to the matching-to-sample task formed equivalence classes. Participants in
Experimental Group 1 responded more quickly to the inconsistent blocks compared to
Control Group 1, which indicates a favorable attitude toward elderly homosexual couples.
Participants in Experimental Group 2, compared to Control Group 2, presented a higher
percentage of accuracy and a higher number of correct answers in the inconsistent blocks.
These results suggest that there was a transfer of function. However, this study has some
limitations, such as the small number of participants in exact sciences courses, the single
application of the MHS scales, the absence of a phase to verify the maintenance of
equivalence classes (follow-up), and the possible combined effect of two types of prejudice:
racial and homonegative prejudice. Such limitations should be considered in future research,
in addition to the use of other designs, such as the single-subject design. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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