Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Freitas, Christiana Soares de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dantas, Lucimar de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T16:59:14Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06T16:59:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Lucimar de Oliveira. TELETRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A DEMANDA DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51795 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou as implicações do teletrabalho para a gestão de serviços terceirizados
no âmbito da Secretaria de Administração do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A análise
abrangeu o período de 2019 a 2023, focando no fluxo de pessoas na instituição, nas sessões de
julgamento (presenciais e virtuais) e na demanda por serviços terceirizados. Foi realizada uma
pesquisa exploratória com a obtenção e avaliação de documentos contratuais, normativos e
dados dos sistemas internos do STJ. Além disso, conduziu-se um estudo de caso, cujos
resultados indicaram que a pandemia de COVID-19 atuou como um catalisador para mudanças
significativas nas operações do tribunal, notadamente com a adoção do teletrabalho e
virtualização das sessões de julgamento. Essas transformações resultaram em um aumento
expressivo das sessões virtuais, queda no fluxo de pessoas nas dependências da instituição e
uma consequente redução na demanda por serviços terceirizados que exigem presença física.
Embora essa transição tenha potencial para melhorar a eficiência e otimizar os custos
operacionais, surgiram preocupações acerca da possível redução de postos de trabalho para os
trabalhadores terceirizados, especialmente em áreas que não se adaptam ao modelo de trabalho
remoto. O estudo não tem a pretensão de estabelecer relações de causa e efeito de forma
categórica ou generalizar os resultados, mas busca oferecer uma visão inicial sobre os impactos
do teletrabalho na gestão de serviços terceirizados. A pesquisa também destaca a relevância de
investigações futuras que examinem os impactos sociais no mercado de trabalho terceirizado e
as implicações da substituição de custos operacionais por investimentos tecnológicos
necessários para apoiar o trabalho virtual. Autores como Leite et al. (2019) e Santos et al. (2023)
foram fundamentais para o referencial teórico, pois em trabalhos de revisão sistemática da
literatura destacam que a pandemia trouxe um novo paradigma para o teletrabalho, revelando
transformações estruturais no modelo de gestão e nos processos operacionais. Assim, a
digitalização das atividades do STJ apresenta tanto desafios quanto oportunidades para a gestão
dos serviços terceirizados, em um contexto de administração pública cada vez mais virtual. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teletrabalho e as implicações para a demanda de serviços terceirizados : estudo de caso na Secretaria de Administração do Superior Tribunal de Justiça | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Virtualização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terceirização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Avelino, Daniel Pitangueira de | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigated the implications of teleworking for the management of outsourced
services within the Administrative Secretariat of the Superior Court of Justice (STJ). The
analysis covered the period from 2019 to 2023, focusing on the flow of people in the institution,
in court sessions (in person and virtual) and the demand for outsourced services. An exploratory
research was carried out by obtaining and evaluating contractual documents, regulations and
data from the internal systems of the STJ. In addition, a case study was conducted, the results
of which indicated that the COVID-19 pandemic acted as a catalyst for significant changes in
the court's operations, notably with the adoption of teleworking and virtualization of court
sessions. These transformations resulted in a significant increase in virtual sessions, a decrease
in the flow of people in the institution's premises and a consequent reduction in the demand for
outsourced services that require physical presence. Although this transition has the potential to
improve efficiency and optimize operating costs, concerns have arisen about the possible
reduction of jobs for outsourced workers, especially in areas that are not adapted to the remote
work model. The study does not intend to establish cause and effect relationships categorically
or generalize the results, but seeks to offer an initial view of the impacts of telework on the
management of outsourced services. The research also highlights the relevance of future
investigations that examine the social impacts on the outsourced labor market and the
implications of replacing operating costs with technological investments necessary to support
virtual work. Authors such as Leite et al. (2019) and Santos et al. (2023) were fundamental to
the theoretical framework, as in systematic literature reviews they highlight that the pandemic
brought a new paradigm for telework, revealing structural transformations in the management
model and operational processes. Thus, the digitalization of the STJ's activities presents both
challenges and opportunities for the management of outsourced services, in a context of
increasingly virtual public administration. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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