http://repositorio.unb.br/handle/10482/51765
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Title: | Por uma educação médica sensível : estudo de caso sobre o laboratório de sensibilidades de um curso médico sob o olhar da Bioética de Intervenção e dos estudos decoloniais |
Authors: | Araújo, Eline Gomes de |
Orientador(es):: | Gontijo, Pedro Ergnaldo |
Assunto:: | Sensibilidade Arte Bioética de Intervenção Estudos decoloniais Corporeidade |
Issue Date: | 26-Feb-2025 |
Data de defesa:: | 13-Dec-2024 |
Citation: | ARAÚJO, Eline Gomes de. Por uma educação médica sensível : estudo de caso sobre o laboratório de sensibilidades de um curso médico sob o olhar da Bioética de Intervenção e dos estudos decoloniais. 2024. 296 f. Tese (Doutorado em Bioética) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | Esta tese parte do estudo de caso de um espaço pedagógico num curso de medicina na cidade de Caruaru-Pernambuco: o LabSensi – Laboratório de Sensibilidades, sob a perspectiva decolonial e da Bioética de Intervenção, no contexto das necessidades de transformação na educação médica. Tem como objetivo geral analisar criticamente a contribuição do laboratório de sensibilidades na formação do/a estudante de medicina através da perspectiva dos estudos decoloniais e da bioética de intervenção, explicitando as possíveis bases epistemológicas dos saberes trabalhados no Labsensi e como estas podem se articular com essas teorias na prática. O LabSensi tem um papel central, especialmente através das artes do corpo, como dança e artes cênicas, em ofertar práticas e vivências que possam acumular experiências para a formação de outros repertórios no imaginário, que se organizam no corpo, que possam ser sentidos ao reorganizar a percepção influenciando formas de ver, sentir e compreender o mundo e as relações inter-humanas. Neste sentido, a arte em questão se põe em abertura para técnicas de preparação e criação que envolvem perspectivas contemporâneas não imediatistas, que valorizam o processo, não elitizadas, nas quais a experiência do sentir é mais valorizada que a estética do mover ou representar. Algumas técnicas somáticas, como Contato Improvisação e Body Mind CenteringSM e jogos performativos em preparo do ator, são ferramentas usadas como base das atividades. Através de relatos autoetnográficos das aulas ministradas, enriquecido com imagens fotográficas das atividades e de produtos de aulas, das quais participei ou facilitei, foi possível perceber o enfoque na(s) corporeidade(s) em todo processo. A categoria sensibilidades pode ser pensada como potencializadora de aberturas nas corporeidades em relação a um processo que busca singularizar, e não universalizar, os desafios em bioética. |
Abstract: | This thesis starts from the case study of a pedagogical space in a medical course in the city of Caruaru-Pernambuco: LabSensi – Sensitivity Laboratory, from the decolonial perspective and Intervention Bioethics in the context of the needs for transformation in medical education. Its general objective is to critically analyze the contribution of the sensitivity laboratory in the training of medical students through the perspective of decolonial studies and intervention bioethics, explaining the possible epistemological bases of the knowledge worked in Labsensi and how these can be articulated with these theories into practice. LabSensi has a central role, especially through body arts, such as dance and performing arts, in offering practices and experiences that can accumulate experiences for the formation of other repertoires in the imagination, which are organized in the body, which can be felt when reorganizing perception influencing ways of seeing, feeling and understanding the world and interhuman relationships. In this sense, the art in question opens itself up to preparation and creation techniques that involve non-immediate contemporary perspectives, which value the process, which are not elitist, where the experience of feeling is valued more than the aesthetics of moving or representing. Some somatic techniques such as Contact Improvisation and Body Mind CenteringSM, and performative games in actor preparation are tools used as the basis of activities. Through autoethnographic reports of the classes taught, enriched with photographic images of the activities and products of classes, in which I participated or facilitated, it was possible to perceive the focus on corporeality(ies) throughout the process. The sensibilities category can be thought of as enhancing openings in corporeality in relation to a process that seeks to singularize, and not universalize, challenges in bioethics. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Bioética |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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