Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51747
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PortalForunsEducacao.pdf619,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Portal dos fóruns de Educação de Jovens e Adultos : migração, reorganização da informação e aplicação do software livre Tainacan
Otros títulos : Portal of adult and youth education foruns : migration, reorganization of information and using the open-source software Tainacan
Autor : Kama, Ana Flávia Lucas de Faria
Costa, Michelli Pereira da
Martins, Dalton Lopes
Gaspareto, Jéssica Bilac
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Portal dos Fóruns de EJA
Tainacan
Tecnologia social
Fecha de publicación : nov-2024
Editorial : ANCIB
Citación : KAMA, Ana Flávia Lucas de Faria et al. Portal dos fóruns de Educação de Jovens e Adultos: migração, reorganização da informação e aplicação do software livre Tainacan. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2024, Vitória. Anais [...]. [S. l.]: ANCIB, 2024. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxivenancib/paper/viewFile/2360/1505. Acesso em: 26 fev. 2025.
Resumen : O Portal de Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ambiente digital resultante de um conjunto de tecnologias sociais de articulação e difusão de informações que surgiu no início dos anos 2000. No entanto, diante dos avanços tecnológicos e das novas necessidades sociais e políticas do movimento EJA no país, tornou-se necessário reestruturá-lo. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de migração do conteúdo do Portal para sua nova versão, construída a partir do software livre Tainacan. A metodologia utilizada compreende sete etapas, que vão desde a elaboração do diagnóstico do acervo existente até a abertura do acervo no novo sistema e sua disponibilização aos usuários. Os resultados alcançados até o momento incluem a migração dos dados para a nova versão do Portal, a criação e mapeamento de taxonomias e metadados específicos para a descrição dos objetos digitais, bem como o uso de extrações em massa de dados por meio de scripts em Python. Conclui-se que a aplicação do método de migração e disponibilização dos dados atingiu os resultados esperados, conferindo à nova versão do Portal a robustez necessária para abrigar o acervo de sua versão original.
Abstract: The Adult and Youth Education (In Portuguese, EJA) Forums Portal is a social technology for the articulation and dissemination of information that emerged in the early 2000s. However, in light of technological advancements and the new social and political needs of the EJA movement in the country, it became necessary to restructure it. The objective of this paper is to describe the process of migrating the content of the Portal to its new version, built using the open-source software Tainacan. The methodology comprises seven stages, ranging from the preparation of a diagnosis of the existing collection to the opening of the collection in the new system and its availability to users. The results achieved so far include the migration of data to a newer version of the Portal, the creation and mapping of taxonomies and specific metadata for the description of digital objects, as well as the use of mass data extractions through Python scripts. In conclusion, the application of the data migration and availability method has achieved the expected results, giving the new version of the Portal the necessary robustness to host the collection from its original version.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: Declaração de Direito Autoral - Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Fonte: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxivenancib/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 26 fev. 2025.
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em evento

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/51747/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.