Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Avanzi, Maria Rita | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Marianne Ferreira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T19:12:38Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T19:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marianne Ferreira da. Conexão ambiental e pertencimento: estudo de caso com estudantes de anos iniciais do ensino fundamental no Programa Parque Educador (DF). 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51739 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata de uma iniciativa inovadora no Distrito Federal, o Programa Parque
Educador, que se constitui como uma política pública de Educação Ambiental implementada
por uma parceria interinstitucional entre Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Meio
Ambiente e Instituto Brasília Ambiental. O objetivo da investigação foi analisar práticas de
Educação Ambiental do Programa Parque Educador, desenvolvidas no Parque Ecológico
Saburo Onoyama em parceria com uma das escolas de educação básica da rede pública do
Distrito Federal, visando investigar suas contribuições para o desenvolvimento de noções de
encantamento e pertencimento ao meio ambiente em estudantes participantes do programa.
Trata-se de um estudo de caso, pautado pela abordagem qualitativa, desenvolvido com uma
turma de estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do DF, inscrita no
programa. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio das seguintes etapas: exploratória,
que compreendeu a análise documental sobre o referido programa; produção de dados sobre o
caso, a partir do desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental Vivencial com uma turma
de estudantes em encontros realizados no Parque Saburo Onoyama, localizado em TaguatingaDF; e análise de dados, com base no método de Laurence Bardin. Os resultados recuperam o
histórico do programa, desde sua criação em 2018, e indicam que o quantitativo de escolas de
educação básica atendidas no Parque Saburo Onoyama até 2023 totaliza 62 unidades escolares
de dez Regiões Administrativas do DF. Quanto ao estudo de caso, os depoimentos colhidos em
materiais produzidos pelos estudantes foram agrupados em três categorias: experiência
sensorial, sentidos atribuídos ao ambiente do parque e conexão ambiental. A pesquisa revelou
como a interação com o ambiente natural, através dos sentidos, é importante para o aprendizado
e o desenvolvimento dos estudantes. Há indícios de que as atividades proporcionaram relações
de confiança entre os estudantes e deles com as professoras, além de momentos de introspecção
e contato direto com a natureza. Como resultado, houve uma ampliação de sentidos atribuídos
ao ambiente, demonstrando o potencial do parque como um ambiente integrador, que
oportuniza bem-estar e aprendizados sobre elementos naturais e culturais. Este estudo oferece
uma perspectiva sobre como as atividades em ambientes externos à sala de aula é importante
para conectar teoria e prática de maneira significativa e apresenta pistas de que as vivências no
Programa Parque Educador favoreceram o desenvolvimento de uma relação de encantamento,
conexão ambiental e pertencimento entre os estudantes e o ambiente do parque. Além de
apontar contribuições do Programa Parque Educador para a Educação Ambiental do Distrito
Federal, a dissertação reconhece a necessidade de pesquisas futuras que abordem lacunas
identificadas no presente estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conexão ambiental e pertencimento: estudo de caso com estudantes de anos iniciais do ensino fundamental no Programa Parque Educador (DF) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Parque Ecológico Saburo Onoyama (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaços não-formais de educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation deals with an innovative initiative in the Federal District, the Parque Educador
Program, which is a public environmental education policy implemented by an interinstitutional partnership between the State Department of Education, the Department of the
Environment and the Brasília Environmental Institute. The aim of the research was to analyze
the environmental education practices of the Parque Educador Program, developed in the
Parque Ecológico Saburo Onoyama in partnership with one of the public elementary schools in
the Federal District, in order to investigate their contributions to the development of notions of
enchantment and belonging to the environment in students participating in the program. This is
a case study, based on a qualitative approach, carried out with a group of 5th grade elementary
school students from a public school in the Federal District, enrolled in the program. The
research was carried out in the following stages: exploratory, which included document analysis
of the program; production of data on the case, based on the development of Experiential
Environmental Education practices with a group of students in meetings held at Parque
Ecológico Saburo Onoyama, located in Taguatinga-FD; and data analysis, based on Laurence
Bardin's method. The results show the history of the program, since its creation in 2018, and
indicate that the number of basic education schools served in the Saburo Onoyama Park by
2023 totals 62 schools in ten Administrative Regions of the Federal District. As for the case
study, the testimonies collected from materials produced by the students were grouped into
three categories: sensory experience, meanings attributed to the park environment and
environmental connection. The research revealed how interaction with the natural environment,
through the senses, is important for students' learning and development. There is evidence that
the activities provided trusting relationships between the students and their teachers, as well as
moments of introspection and direct contact with nature. As a result, there was a broadening of
the meanings attributed to the environment, demonstrating the park's potential as an integrating
environment that provides opportunities for well-being and learning about natural and cultural
elements. This study offers a perspective on how activities in environments outside the
classroom are important for connecting theory and practice in a meaningful way and presents
clues that the experiences in the Parque Educador Program favored the development of a
relationship of enchantment, environmental connection and belonging between the students and
the park environment. In addition to pointing out the contributions of the Parque Educador
Program to Environmental Education in the Federal District, the dissertation recognizes the
need for future research that addresses the gaps identified in this study. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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