Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50306
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: “Hoje a minha escola vai desfilar” : relações lúdico-didáticas entre teoria e história da arquitetura e carnaval
Autor(es): Gurgel, Ana Paula Campos
Anchieta, Daniel Gutenberg Eloi
Martins, Rachel Benedet de Sousa
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Arquitetura - estudo e ensino
Carnaval
Moda
Data de publicação: 2024
Editora: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa
Referência: GURGEL, Ana Paula Campos; ANCHIETA, Daniel Gutenberg Eloi; MARTINS, Rachel Benedet de Sousa. “Hoje a minha escola vai desfilar”: relações lúdico-didáticas entre teoria e história da arquitetura e carnaval. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AEAULP, 5., 2023, Brasília - DF, Brasil. Anais [...]. Lisboa: Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, 2024. p. 651-664. Tema: Proximidades Distantes, v. 1. Disponível em: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/cqN3uhsM8BEq5UV. Acesso em: 05 set. 2024.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir uma experiência lúdico-pedagógica que uniu o ensino da teoria e história da arquitetura ao carnaval. Vestimentas e arquitetura - embora em escalas diferentes - são produções socioculturais que nos permitem discutir diversos componentes teóricos, estéticos e históricos. Foi proposto aos discentes das disciplinas de Teoria e História das Artes e Arquitetura e Urbanismo da FAU-UnB fazer (e vestir) fantasias de carnaval inspiradas nas obras arquitetônicas que estudaram em sala de aula. Trata-se de disciplinas cujo recorte temporal abarca desde os primórdios da humanidade até o século XVIII, com foco nas produções europeias, ministradas no segundo e terceiro semestres do curso. O momento teve sucesso de participação e público, gerando grande interesse da comunidade acadêmica em geral. Os resultados alcançados demonstram que os alunos conseguiriam – em maior ou menor grau – fazer inter-relações críticas entre os estilos, artistas, obras e a realidade atual em que vivem. A atividade também traz elementos para se repensar como o ensino de teoria e história. Frente à questão geracional do corpo discente e da massificação de tecnologias na nossa vida diária, a experiência que aqui relatamos propõem-se a utilizar de outros fatores para ser mais eficaz na transmissão de seu conteúdo, principalmente por meio da dimensão lúdica de abordagem. Entretanto, para analisar os resultados em maior profundidade quantitativa e qualitativa, a experiência precisa ser replicada sistematicamente.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Teoria e História (FAU THA)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://cloud.fa.ulisboa.pt/index.php/s/cqN3uhsM8BEq5UV
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.