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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4800
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Title: Educação ambiental no ensino fundamental : um estudo da prática pedagógica em uma escola municipal de Palmas -TO
Authors: Loureiro, Denise Gomes
Orientador(es):: Pato, Claudia Márcia Lyra
Assunto:: Práticas pedagógicas
Educação ambiental
Ensino fundamental
Issue Date: Nov-2009
Citation: LOUREIRO, Denise Gomes. Educação ambiental no ensino fundamental: um estudo da prática pedagógica em uma escola municipal de Palmas-TO. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Os estudos acerca da prática pedagógica de professores do ensino fundamental e a inserção da temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento ainda hoje são vistos por diferentes autores como incipientes. O ambiente escolar é considerado um espaço extremamente privilegiado para o desenvolvimento da Educação Ambiental, mas para que isso aconteça faz-se necessário, por parte do corpo docente, uma transformação dessas práticas. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar se os professores da uma da escola pública municipal de Palmas – TO inserem as questões ambientais em sua prática pedagógica e de que modo abordam essas temáticas, tendo como referência o espaço escolar. Para tanto, foram analisados inicialmente o Projeto Político Pedagógico da escola e os planos de aula das professoras. Em seguida, observou-se a prática pedagógica em sala de aula, em uma turma, 4º ano, conforme autorização da direção. Por último, foram realizadas entrevistas estruturadas com as cinco professoras dos anos iniciais do ensino fundamental para aprofundar alguns aspectos identificados nas observações e ampliar a visão da prática pedagógica na escola investigada. Participaram desse estudo cinco professoras, com média de idade de 36,6 (DP 8,0149), as quais possuem formação em áreas como: pedagogia, história, normal superior e magistério e atuam nos períodos matutino e vespertino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os resultados revelam que é constante a necessidade de rever a formação inicial e continuada dessas professoras e de um grupo maior, no que se refere à inserção das questões ambientais em sua prática pedagógica diária, fato que ocorre casualmente. Percebeu-se que a abordagem dos temas ambientais em sala de aula acontece pontualmente, geralmente associada a datas comemorativas ou situações específicas, estando longe de ser uma atividade aceita e desenvolvida pelo corpo docente. Além disso, as questões ambientais ficam restritas às temáticas das áreas de conhecimentos afins, como ciências e geografia. Desse modo, pode-se concluir que a prática pedagógica dessa escola é dissonante das propostas apresentadas em documentos oficiais que tratam da educação ambiental, que pressupõem a abordagem transversal, inter e transdisciplinar dessa temática, de forma a integrar os conhecimentos das diversas áreas. Portanto, a prática pedagógica dessa escola revela que a mesma não aborda a educação ambiental como uma real dimensão do processo educacional, enfocando prioritariamente aspectos socioambientais da realidade em que está inserida, embora seja declarada como prioritária pelas diversas instâncias de poder. Desse modo, sugere-se que a escola invista na formação continuada de seu corpo docente, especialmente, no que diz respeito à abordagem da temática ambiental. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The studies about the teaching practice of elementary school and the integration of environmental issues as a theme present in the different areas of knowledge today, are still seen by different authors as incipient. The school environment is considered an extremely privileged space for the development of environmental education, but for that to happen it is necessary for the teachers, a transformation of these practices. The present study aimed to examine whether the teachers of a public school municipal Palmas - TO context of the environmental issues in their teaching and how they address these issues, with reference to the school environment. To do so, the initially analysis used was the Political Process of the school and lesson plans for teachers. Then there was the pedagogical practice in the classroom, in a class, 4º year, as authorized by management. Finally, structured interviews were conducted with five teachers of the early years of elementary school, to study some aspects identified in the observations and expand the vision of teaching practice in the school investigated. Participated in this study five teachers, with a mean age of 36.6 (SD 8,0148), which have training in areas such as pedagogy, history, and normal teaching and magisterial, working in the morning and afternoon shifts of the 1st to the 5th years of elementary school. The results show that is constant the need to revise the initial and ongoing training of this teachers and of a larger group, as regards the integration of environmental questions, concerns into their daily teaching practice, event that happens frequently. We noticed that the approach of the environmental issues in the classroom happens occasionally, usually associated with the occasion dates or specific situations, though far from being an activity quietly accepted and developed by the teachers. Beyond that, the environmental issues are restricted to the thematic areas of expertise related, such as science and geography. This way, we can conclude that the pedagogical practice of this school is jarring of the proposals made in official documents that deals of environmental education, which require a horizontal approach, inter and transdisciplinary of this theme, to integrate knowledge from different areas. Therefore, the pedagogical practice of this school shows that it does not address the environmental education as a real dimension of the educational process, primarily focusing on environmental aspects of reality in which they live, although it is declared as a priority by the various positions of power. In this way, it is suggested that the school invest in continuous training of their teachers, especially in what concerns the addressing of the environmental issue.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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