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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4503
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Title: Os corpos que restam : signos marginais na poética de Diamela Eltit : fragmentos da dor e do gozo em Lumpérica e Vaca sagrada
Authors: Pádua, Juliana de Jesus Amorim
Orientador(es):: Pérez Laborde, Elga
Assunto:: Eltit, Diamela, 1949-
Literatura latino-americana
Issue Date: 2009
Citation: PÁDUA, Juliana de Jesus Amorim. Os corpos que restam: signos marginais na poética de Diamela Eltit: fragmentos da dor e do gozo em Lumpérica e Vaca sagrada. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A presente dissertação procura analisar os percursos literário e artístico de Diamela Eltit. No palco do relato, os corpos erráticos de representantes da marginalidade latino-americana. Separadas cronologicamente e inseridas em processos políticos distintos, as narrativas se entrecruzam na experiência esmagadora do regime militar no Chile e nas contingências das políticas neoliberais dos países periféricos; ambas, responsáveis pela perda do sentido histórico e pelo desvanecimento da participação popular. A partir dos restos, Eltit constrói uma épica marginal que restitui utopicamente um lugar de centralidade ao discurso dos desvalidos, mesmo em seus silêncios. Nas obras Vaca sagrada e Lumpérica, a subversão dos códigos do poder, dor e gozo se estabelecem como mediadores entre corpo e escrita; entre o sujeito e o outro. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertations aims to study the artistic and literary path of Chilean writter Diamela Eltit. On the narrative stage, representatives of latin-american marginality. Separated by chronology and inserted in different political régimes, the books intertwine in the crushing experience of the Chilean dictatorship and the contingencies of the neo-liberal policies of the peripheric countries, both responsible for the loss of historical sense and the vanishing of popular political struggle. Starting from the left-overs, Eltit builds up a marginal epic that utopically restitutes a central place to the discourse of the downcast, even in their silences. In Vaca Sagrada and Lumpérica, the subversion of power rules, pain and jouissance, in the Lacanian sense, establish themselves as mediators between body and writing, between the subject and the other.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

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