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2021_JuliaMedeirosNettoRibeiro.pdf13,19 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorWeller, Wivian-
dc.contributor.authorNetto Ribeiro, Júlia Medeiros-
dc.date.accessioned2021-10-28T18:38:23Z-
dc.date.available2021-10-28T18:38:23Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.date.submitted2021-02-25-
dc.identifier.citationNETTO RIBEIRO, Júlia Medeiros. Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental: iniciativas para o seu enfrentamento no RS e MS. 2021. 219 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42178-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (Geraju) e da linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe) do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). O estudo objetiva compreender o fenômeno da distorção idade-série a partir de dois projetos voltados para o atendimento de jovens na retomada de suas trajetórias escolares. Trata-se de uma pesquisa social reconstrutiva cujo trabalho empírico contou com a realização de grupos de discussão com estudantes participantes dos projetos Trajetórias Criativas (TC) e Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA), desenvolvidos no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, respectivamente, ambos voltados para o enfrentamento à distorção idade-série de jovens de 15 a 17 anos matriculados no ensino fundamental. A utilização do Método Documentário de Interpretação possibilitou a reconstrução das orientações coletivas dos estudantes em distorção idade-série. O estudo parte da compreensão do fenômeno da distorção idade-série apoiada numa perspectiva mais sistêmica do processo educacional, apontando a importância de considerar questões históricas, sociais, culturais, políticas, econômicas e geracionais que contribuem para a manutenção dessa situação. A partir da apresentação do cenário brasileiro em relação à distorção idade-série, à reprovação e ao abandono escolar, esta pesquisa pontua a necessidade de desenvolvimento de políticas educacionais específicas para os jovens em situação de distorção idade-série, bem como a necessidade do estabelecimento de um olhar específico para os anos finais do ensino fundamental, etapa em que há maior incidência das altas taxas de distorção idade-série. As análises das orientações coletivas evidenciam que todos os jovens participantes dos grupos de discussão reconhecem a importância da escola para que consigam um futuro melhor e identificam no projeto a possibilidade de recuperar o tempo perdido, retornando para o percurso em que deveriam estar e, também, para aqueles que abandonaram, representada pela chance de voltar a estudar.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDistorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental : iniciativas para o seu enfrentamento no RS e MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordProjeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA)pt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDistorção idade-sériept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This present masters thesis was developed within the research group Generations and Youth (Geraju) and in the Comparative Studies in Education (Ecoe) research area of the Post-Graduate Program of the School of Education of the University of Brasília (UnB). The study tries to comprehend the phenomenon of age-grade distortion from the perspective of two projects aimed at assisting young people in resuming their school trajectories. This is a social reconstructive research, whose empirical work included the conduction of discussion groups with students participating in the Creative Paths (TC) and Youth Advance in Learning (AJA) projects, developed in Rio Grande do Sul and Mato Grosso do Sul, respectively both aimed at facing the age-grade distortion of young people aged 15 to 17 years enrolled in elementary school. The use of the Documentary Method of Interpretation made it possible to reconstruct the collective orientations of students in age-grade distortion. The study understands the phenomenon of age-grade distortion based on a more systemic perspective of the educational process, pointing out the importance of considering historical, social, cultural, political, economic and generational issues which contribute to the perpetuation of this situation. The Brazilian scenario in relation to age- grade distortion, repetition and dropping out of school, points out the need for developing specific educational policies for youths in situations of age-grade distortion, as well as the need for establishing a specific attention for the lower secondary education, a stage that concentrates higher incidence of age-grade distortion rates. The analyzes of the collective orientations identified that all participants of the discussion groups recognizes the importance of the school to achieve a better future and identify the project as a possibility of making up for lost time, returning to the path they should be on, and also for those who dropped out, represented the chance to return to school.pt_BR
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