Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40695
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_TransferenciaRecursosFinanceiros.pdf494,02 kBAdobe PDFView/Open
Title: Transferência de recursos financeiros ao nível estadual para enfrentar a pandemia Covid-19
Authors: Gonçalves, Andrea de Oliveira
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-7514-8139
Assunto:: Governança orçamentária
Orçamento
Orçamento - controle
Liderança
Governança
Covid-19
Issue Date: 2021
Publisher: Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Citation: GONÇALVES, Andrea de Oliveira. Transferência de recursos financeiros ao nível estadual para enfrentar a pandemia Covid-19. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Competências e Regras. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021. p. 208-223. (Coleção Covid-19, v. 3). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-3-competencias-e-regras/. Acesso em: 28 abr. 2021.
Abstract: As deficiências na governança orçamentária das organizações públicas no Brasil são apontadas pelo Banco Mundial para os governos estaduais proverem a sociedade com as políticas públicas necessárias, nomeadamente de saúde; situação que se agrava em tempos de pandemia sanitária. Por definição, a governança pública orçamentária abandona a ideia tradicional de um Estado majestático, centralizado e omnisciente para este assumir-se como parceiro importante entre diversos multi-interessados (stakeholders) – conjunto de instituições públicas, privadas e do terceiro setor que atuam no perímetro de determinada política pública. Ora, a crise provocada pelo coronavírus fez sobressair as disfunções que, em situações normais, nunca assumiriam aspetos tão extremados. Este trabalho analisa as principais disfunções reveladas e propõe medidas corretivas para o futuro aplicáveis tanto em tempos normais quanto em situações extraordinárias de emergência sanitária. As informações foram coletadas em sites oficiais dos governos das 26 unidades da federação e do Distrito Federal, bem como no Portal Coopera do Tribunal de contas da União. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de alterar a moldura legal atual, dos órgãos de controle atuarem proativamente e valorizar profissionalmente servidores e membros das instituições parceiras integradas na rede de prestação de serviços de saúde.
Licença:: © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização.
Appears in Collections:CCA - Livros e capítulos de livros
UnB - Covid-19

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40695/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.