Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40556
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_RodrigodaFonsecaSilveira.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma proposta de arquitetura NoLAP para um sistema de apoio à decisão acadêmico
Authors: Silveira, Rodrigo da Fonseca
Orientador(es):: Victorino, Marcio de Carvalho
Assunto:: NoSQL (Not Only SQL)
NoLAP (NoSQL Online Analytical Processing)
Data Warehouse
Big data
Issue Date: 14-Apr-2021
Citation: SILVEIRA, Rodrigo da Fonseca. Uma proposta de arquitetura NoLAP para um sistema de apoio à decisão acadêmico. 2020. 75 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de migração da arquitetura do Data Warehouse de dados acadêmicos da Universidade de Brasília devenvolvido em bancos de dados relacional, conhecido na literatura como arquitetura ROLAP, para uma abordagem em bancos de dados NoSQL, mais precisamente para bancos de dados NoSQL de família de colunas. As abordagens consideradas nesse trabalho levaram em consideração o que se observou de mais relevante no estado da arte da literatura relacionada ao tema, como migrações de sistemas de Data Warehouse para os bancos de dados de família de colunas, como HBase, por exemplo, em conjunto com soluções para o processamento de grande volumes de dados em um cluster de servidores, como Apache Hadoop. Essa migração parte da necessidade de serem realizados estudos de novos paradigmas de arquiteturas para o Sistema de Apoio à Decisão Acadêmico face à nova realidade dos problemas que surgiram pelo crescimento massivo do volume de dados gerados pelos sistemas de informação da Universidade de Brasília - UnB.
Abstract: This research aims to propose a migration project to the Data Warehouse of the University of Brasilia - UnB , developed in a relational database, that is, ROLAP architecture to a column family NoSQL database architecture. The approache envolved in this work was considered by researches from the literature state of the art about migrations from Data Warehouse systems to column family databases, such as HBase, with solutions for large volumes of data processing on a server cluster, such as Apache Hadoop. This migration project emerged from the need of studying new architectural paradigms for the Academic Data Warehouse due to problems raised by massive growth of data volume stored in the University of Brasilia relational databases.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40556/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.