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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39969
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Title: Baião de 2 : uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF
Authors: Gaio, Flavio Hodara
metadata.dc.contributor.email: flaviogaio@yahoo.com.br
Orientador(es):: Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto:: Música - instrução e estudo
Aprendizagem informal
Educação especial
Alunos com necessidades educacionais especiais
Aprendizagem musical
Issue Date: 26-Jan-2021
Citation: GAIO, Flavio Hodara. Baião de 2: uma experiência de prática de conjunto com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta pesquisa de mestrado profissional visa descrever e discutir como se desenvolve a prática de conjunto para a performance musical e profissional no contexto da Banda Baião de 2 com alunos com deficiência intelectual e múltipla na APAE-DF. Especificamente, este estudo objetiva descrever estratégias de preparação do repertório da banda Baião de 2 em dois arranjos: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; sistematizar as etapas dessa preparação; identificar como essas estratégias estimulam o desenvolvimento musical dos participantes e entender como elas se configuram práticas de ensino e aprendizagem musical. O objeto de estudo tem como campo empírico as experiências docentes vividas pelo próprio pesquisador nos ensaios da banda. Nesse sentido, a pesquisa tem uma dimensão pedagógica e se volta para uma reflexão sobre a prática docente em música. A pesquisa adota análise de documentos e depoimentos, diário de campo e transcrições de 2 arranjos musicais. Toda a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem musical foi realizada a partir da experiência com a Banda Baião de 2. As práticas musicais na Baião de 2 são resultado do trabalho pedagógico musical desenvolvido com alunos com deficiência intelectual (DI) e múltipla (DMU), ou seja, são propostas e estratégias de ensino e aprendizagem instrumental visando a performance. O trabalho se fundamenta na Educação Musical Especial e no conceito de aprendizagem informal no contexto formal. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a Educação Musical Especial como uma forma de interagir, desenvolver e de musicalizar dignamente pessoas com deficiência atendidas nos mais diferentes contextos educacionais.
Abstract: This research for a professional master degree aims at describing and discuss how to develop a group practice within the context of Baião the 2 Band, composed of students with intellectual and multiple deficiencies. More specifically it aims at systemizing the stages of such preparations in two musical arrangements: Baião de 2 e Não me Meta em Confusão; identifying how this strategies contribute to development of musical teaching- learning processes; understanding whether they can shape musical teaching and learning practices. The object of this study has as its empirical field this researcher’s teaching experiences during his musical lessons and Band’s rehearsals. Hence, this study has a pedagogic dimension, reflecting on the musical teaching practices. This work adopts documental analyses and reports, field diaries, interviews, transcripts of musical arrangements, analysis of videos and of students’ performances. Reflections upon the musical teaching/learning process have been based upon the practical experiences with the Baião the 2 Band. The musical practices applied to this Band are the result of a pedagogic work developed with Intellectual and Multiple deficiencies’ students.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
Appears in Collections:IdA - Mestrado Profissional em Artes (Dissertações)

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