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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39525
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Title: Utilização de pavimento permeável de concreto com agregados de RCD na mitigação de alagamentos : estudo de caso do estacionamento do Instituto Central de Ciências da UnB
Authors: Fernandes, Guilherme de Sousa
metadata.dc.contributor.email: guilherme.sousa.fernandes@gmail.com
Orientador(es):: Melo, Carlos Eduardo Luna de
Assunto:: Concreto permeável
Resíduos - construção civil
Drenagem urbana
Pavimentos permeáveis
Issue Date: 9-Oct-2020
Citation: FERNANDES, Guilherme de Sousa. Utilização de pavimento permeável de concreto com agregados de RCD na mitigação de alagamentos: estudo de caso do estacionamento do Instituto Central de Ciências da UnB. 2020. xiv, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A indústria da construção civil é importante para o crescimento econômico e social do país. Entretanto, o impacto ambiental causado é grande, tanto pelo consumo de recursos naturais como pela geração de resíduos. Com o constante crescimento da mancha urbana dada a urbanização dispersa das cidades brasileiras, está cada vez mais difícil ter um espaço para a correta destinação desses resíduos. Por outro lado, essa urbanização tem ocorrido de forma tradicional e/ou irregular o que tem implicado em um aumento de áreas impermeáveis e com isso dos alagamentos. Buscando uma maneira de mitigar tanto o problema da deposição dos resíduos como dos alagamentos, esse trabalho propõe um concreto permeável produzido com resíduos da construção e demolição. Foram produzidos concretos permeáveis com variação dos teores de argamassa em 35% e 40% e variação dos teores de substituição de agregados de RCD em 15% e 30%. Os ensaios realizados foram: resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral, absorção de água, índice de vazios e permeabilidade. Os ensaios mostraram boa capacidade mecânica dos concretos permeáveis, com todos os concretos estudados atingindo resistências à compressão e à tração satisfatórias. Do ponto de vista da permeabilidade, atingiu-se o valor mínimo de 1,0 mm/s requisitado pela ABNT NBR 16416:2015. Posteriormente, foram feitas simulações no software EPA-SWMM 5.0 com os dados obtidos nos ensaios, para avaliar o impacto no escoamento superficial e na rede de drenagem da substituição do pavimento convencional por pavimentos permeáveis. As simulações foram feitas para chuvas de 24 horas de duração e tempos de retorno de 1 ano, 2 anos, 5 anos e 10 anos. As simulações mostraram que os pavimentos permeáveis reduziram até 48% o volume de escoamento superficial na área estudada e eliminou a inundação nos pontos de captação da rede.
Abstract: The construction industry is important for the country’s economic and social growth. However, it causes great environmental impact, both as a result of the consumption of natural resources and because of waste generation. As cities grow, it becomes increasingly difficult to find space for an appropriate waste disposal. This fast urbanization is also associated with recurrent floods that urban spaces have been facing in recent years, since there is an increase of impervious areas and, thus, runoff. Seeking a way to mitigate both the waste disposal issue and that of floods, this work proposes a pervious concrete produced with construction and demolition residues. Pervious concrete was produced with a variation in mortar contents of 35% and 40% and variation in the replacement contents of C&DW aggregates of 15% and 30%. The performed tests were: compressive strength, tensile strength by diametral compression, water absorption, void ratio and permeability. The tests showed good mechanical capacity of pervious concrete samples, with all the studied samples reaching satisfactory compressive strengths and tensile strengths. As for the permeability, the minimum of 1,0 mm/s required by the ABNT NBR 16416:2015 was reached. Subsequently, simulations were carried out in the EPA-SWMM 5.0 software with the data obtained in the tests, in order to evaluate the impact of replacing conventional pavement with permeable pavements on surface runoff and the drainage systems. The simulations were run for 24-hour-long rainfall and return periods of 1 year, 2 years, 5 years and 10 years. These simulations showed that the permeable pavements reduced runoff volume by up to 48% in the studied area and eliminated the flooding in the network catchment points.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

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