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2020_RosalinaMariadeLimaLeitedoNascimento.pdf5,92 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorNascimento, Rosalina Maria de Lima Leite do-
dc.date.accessioned2020-10-06T16:40:41Z-
dc.date.available2020-10-06T16:40:41Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.date.submitted2020-06-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rosalina Maria de Lima Leite do. Uma proposta de formação de professores de Matemática e de Ciências na UEG: Anápolis para a escola inclusiva. 2020. 188 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39506-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho tínhamos como objetivo investigar o contexto da inclusão nas escolas de Anápolis e, a partir daí, elaborar e ofertar uma disciplina que pudesse contribuir para a formação inicial de professores de Matemática e Ciências na perspectiva de inclusão de pessoas com deficiência. A disciplina foi ofertada para trinta e dois (32) licenciados do campus de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET no segundo semestre de 2018. Embora a Universidade Estadual de Goiás - UEG traga em seu Projeto de Desenvolvimento Institucional a intenção de ser uma universidade inclusiva, o que percebemos até o momento inicial da pesquisa, é que as ações de inclusão de pessoas com deficiências ainda não eram pensadas a contento. Foi escolhido a pesquisa qualitativa para referendar nosso trabalho, de modo específico trabalhamos com Pesquisa-ação e utilizamos os recursos da Análise Documental e Análise Textual Discursiva para analisar os documentos e resultados alcançados com a pesquisa. O trabalho foi dividido em diversas etapas, a saber: inicialmente foi feito análise dos Projetos Políticos e Pedagógicos de todos os cursos de Matemática, Biologia, Física e Química da UEG e a análise do Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da instituição. Posteriormente foram aplicados questionários para professores, alunos, diretores, coordenadores e professores de Atendimento Educacional Especial – AEE em seis (06) escolas da rede regular de ensino em Anápolis, para conhecer a realidade da inclusão nessas escolas. A partir de tal ponto, foi elaborada e ofertada a disciplina intitulada: Ensino de Matemática e Ciências na Escola Inclusiva. O trabalho foi apoiado na Teoria Sócio-Interacionista de Vygotski e nos Saberes Docentes referendados por Tardif para a formação de professores e em outros pressupostos pedagógicos defendidos por autores como Libâneo, Seabra, Mantoan, Saviani e outros. A pesquisa mostrou resultados satisfatórios quanto ao alcance dos saberes docentes, de modo especial no saber lidar, saber se colocar no lugar do outro e o saber agir de forma ética. Mostrou ainda a importância do trabalho coletivo e interativo referendado pela perspectiva sócio interacionista para produzir conhecimentos e mudanças em problemas vivenciados nos contextos sociais; neste caso a inclusão. Consideramos que os resultados e conhecimentos adquiridos poderão auxiliar a UEG na melhoria do processo de formação de professores para o ensino inclusivo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma proposta de formação de professores de Matemática e de Ciências na UEG : Anápolis para a escola inclusivapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordFormação inicial de professorespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.description.abstract1In this work, we aimed to investigate the context of inclusion in schools in Anápolis and, from there, develop and offer a discipline that could contribute to the initial training of teachers of Mathematics and Science in the perspective of inclusion of people with disabilities. The course was offered to thirty-two (32) graduates from the Exact and Technological Sciences campus - CCET in the second semester of 2018. Although the State University of Goiás - UEG brings in its Institutional Development Project the intention of being an inclusive university, what we noticed until the initial moment of the research, is that the actions of inclusion of people with disabilities were not yet thought through to the satisfaction. Qualitative research was chosen to endorse our work, specifically we work with Action Research and use the resources of Document Analysis and Discursive Textual Analysis to analyze the documents and results achieved with the research. The work was divided into several stages, namely: initially an analysis of the Political and Pedagogical Projects of all courses in Mathematics, Biology, Physics and Chemistry at UEG and the analysis of the Institutional Development Project - PDI of the institution. Subsequently, questionnaires were applied to teachers, students, directors, coordinators and teachers of Special Educational Assistance - AEE in six (06) schools in the regular school network in Anápolis, to learn about the reality of inclusion in these schools. From this point on, the discipline entitled: Teaching Mathematics and Science at Inclusive School was developed and offered. The work was supported by Vygotski's Socio-Interactionist Theory and the Teaching Knowledge endorsed by Tardif for the training of teachers and in other pedagogical assumptions defended by authors such as Libâneo, Seabra, Mantoan, Saviani and others. The research showed satisfactory results in terms of the reach of teaching knowledge, especially in how to deal, how to put oneself in the other's place and how to act ethically. It also showed the importance of collective and interactive work endorsed by the socio-interactionist perspective to produce knowledge and changes in problems experienced in social contexts; in this case the inclusion. We believe that the results and knowledge acquired may assist UEG in improving the teacher training process for inclusive education.pt_BR
dc.description.abstract2En este trabajo, nuestro objetivo fue investigar el contexto de inclusión en las escuelas de Anápolis y, a partir de ahí, desarrollar y ofrecer una disciplina que podría contribuir a la formación inicial de los profesores de Matemáticas y Ciencias en la perspectiva de la inclusión de las personas con discapacidad. El curso se ofreció a treinta y dos (32) graduados del campus de Ciencias Exactas y Tecnológicas - CCET en el segundo semestre de 2018. Aunque la Universidad Estatal de Goiás - UEG incorpora en su Proyecto de Desarrollo Institucional la intención de ser una universidad inclusiva, Lo que notamos hasta el momento inicial de la investigación, es que las acciones de inclusión de las personas con discapacidad aún no se pensaban satisfactoriamente. Se eligió la investigación cualitativa para respaldar nuestro trabajo, específicamente trabajamos con Action Research y utilizamos los recursos de Análisis de documentos y Análisis textual discursivo para analizar los documentos y resultados logrados con la investigación. El trabajo se dividió en várias etapas, a saber: inicialmente un análisis de los Proyectos Políticos y Pedagógicos de todos los cursos de Matemáticas, Biología, Física y Química en la UEG y el análisis del Proyecto de Desarrollo Institucional - PDI de la institución. Posteriormente, se aplicaron cuestionarios a maestros, estudiantes, directores, coordinadores y maestros de Servicios Educativos Especiales - AEE en seis (06) escuelas de la red escolar regular en Anápolis, para conocer la realidad de la inclusión en estas escuelas. A partir de este momento, se desarrolló y ofreció la disciplina titulada: Enseñanza de Matemáticas y Ciencias en la Escuela Inclusiva. El trabajo fue apoyado por la Teoría socio-interaccionista de Vygotski y el Conocimiento de enseñanza avalado por Tardif para la formación de maestros y en otros supuestos pedagógicos defendidos por autores como Libâneo, Seabra, Mantoan, Saviani y otros. La investigación mostró resultados satisfactorios en términos del alcance del conocimiento de la enseñanza, especialmente en cómo tratar, cómo ponerse en el lugar del otro y cómo actuar éticamente. También mostró la importancia del trabajo colectivo e interactivo respaldado por la perspectiva social interaccionista para producir conocimiento y cambios en problemas experimentados en contextos sociales; En este caso la inclusión. Creemos que los resultados y el conocimiento adquirido pueden ayudar a UEG a mejorar el proceso de capacitación docente para la educación inclusiva.pt_BR
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