Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38297
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_FelipedeMouraRezendedosSantos.pdf6,12 MBAdobe PDFView/Open
Title: Análise de desempenho no processamento de dados para cálculo de resultado gerencial de instituição financeira em base de dados NoSQL colunar
Authors: Santos, Felipe de Moura Rezende dos
Orientador(es):: Holanda, Maristela Terto de
Assunto:: NoSQL
NoSQL colunar
Hadoop
HBase
Big Data
Issue Date: 26-Jun-2020
Citation: SANTOS, Felipe de Moura Rezende dos. Análise de desempenho no processamento de dados para cálculo de resultado gerencial de instituição financeira em base de dados NoSQL colunar. 2019. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Big Data trouxe a necessidade de análise de grandes volumes de dados. Como nova tendência para armazenamento e processamento de informações em Big Data, foram ap- resentados os sistemas gerenciadores de banco de dados NoSQL ( Not Only SQL). Man- tendo contrato com a Apache/Hadoop, a instituição financeira Beta detém como estrutura de armazenamento e processamento de Big Data o ecossistema Hadoop, tendo o HBase, que é o sistema gerenciador de banco de dados NoSQL no qual a estrutura é baseada em armazenamento em colunas. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de processamento com a alteração de uma estrutura de base de dados, atualmente em sistemas gerenciadores de banco de dados relacional, para um sistema distribuído NoSQL colunar. Desta forma, era esperada uma redução no tempo de geração e disponibilização de valores para acompanhamento do resultado gerencial da instituição financeira Beta. Para uma análise da atividade, foram demonstrados os resultados de desempenho de cargas dos dados no Apache HBase e o tempo de processamento destes dados. Como resultado, segundo comparação com o processamento atual dos cálculos dos componentes de resultados gerenciais atualmente realizados na instituição, demonstrou uma melhora considerável.
Abstract: Big Data has brought the need for analyzing large quantities of data. In order to meet these requirements Not Only SQL (NoSQL) systems were developed. The financial in- stitute Beta uses the Apache/Hadoop ecosystem to store and analyze its data. HBase is a NoSQL Columar Storage System. This paper analyzes a switch from a relational DBMS, to a distributed columnar NoSQL system. This should lead to a reduction in the generation time and availability of values to monitor the management results of the financial institution Beta. For an activity analysis, data load performance results was demonstrated in Apache HBase and the processing time of this data. As a result, com- pared to the current processing of management result component calculations currently performed at the institution, it has shown a considerable improvement.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38297/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.