Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38267
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_CássioAdrianoLoboLeão.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open
Title: A aplicabilidade do sistema monitor na Universidade de Brasília : uma análise sob os preceitos da teoria da agência
Authors: Leão, Cássio Adriano Lobo
Orientador(es):: Cabello, Andrea Felippe
Assunto:: Sistema monitor
Teoria da agência
Controladoria-Geral da União
Universidade de Brasília
Issue Date: 26-Jun-2020
Citation: LEÃO, Cássio Adriano Lobo. A aplicabilidade do sistema monitor na Universidade de Brasília: uma análise sob os preceitos da teoria da agência. 2019. 56 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este estudo propõe aplicar a teoria da agência nas relações entre os servidores usuários do sistema monitor, responsáveis por responderem as recomendações de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), e a Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da pesquisa é investigar por que ocorrem atrasos no atendimento de recomendações da CGU. Através deste trabalho foi possível verificar o acúmulo de recomendações, o que presumivelmente possa indicar a presença de falhas na gestão. Utilizou-se nesta pesquisa o conceito fornecido pela Teoria da Agência que abrange os conflitos de interesses nas relações entre o agente, que no caso em questão são os usuários do sistema monitor e o principal que é a UnB. A intenção do estudo é buscar conhecimento para elucidar, atenuar e solucionar conflitos existentes entre o agente e o principal.
Abstract: This study proposes to apply the agency theory in the relations between the servers users of the monitor system, responsible for answering the audit recommendations of the Comptroller General of the Union (CGU), and the University of Brasília (UnB). Through this work it was possible to verify the accumulation of recommendations, which presumably may indicate the presence of management failures. We used in this research the concept provided by the Agency Theory that covers conflicts of interest in the relations between the agent, which in this case are the users of the monitor system and the main one that is UnB. The aim of the study is to seek knowledge to elucidate, mitigate and resolve existing conflicts between the agent and the principal.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ECO - Mestrado Profissional em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38267/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.