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dc.contributor.advisorFreire, Ricardo José Dourado-
dc.contributor.authorCarvalho, Rejane Pacheco de-
dc.date.accessioned2020-05-07T13:32:41Z-
dc.date.available2020-05-07T13:32:41Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.date.submitted2019-07-29-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rejane Pacheco de. Reciclando Sons: a construção de um programa musical socioeducativo inclusivo. 2019. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37635-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca demonstrar a importância da educação musical socioinclusiva no Terceiro Setor, a partir dos pontos de vista de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o Instituto Reciclando Sons (IRS), de sua gestora/fundadora e dos pares que representaram a historicidade da instituição. O objetivo foi analisar o impacto social do programa social de educação musical inclusiva na Cidade Estrutural-DF realizado pelo IRS ao longo dos seus 18 anos de trabalho e existência, na perspectiva do diálogo com os outros sociais e com a organização como um fenômeno socioeducacional. A metodologia qualitativa tratou-se de um delineamento do estudo de caso de uma organização, e a etnometodologia trouxe à tona os diversos atores do processo. As fontes documentais são colhidas a partir de relatórios, matérias jornalísticas, autorrelato da pesquisadora, entrevistas narrativas, sendo que a transcrição das narrativas ocorre em nível explanatório. Os resultados correspondem a uma descrição dos fatores humanos, fatores sociais e dos fatores de formação educacional na estruturação de um programa de educação musical. A pesquisa apresenta relatos e reflexões das narrativas. A narrativa da gestora/pesquisadora, a partir da escuta de si traz a percepção prazerosa do saber que se tinha muita a dizer, num diálogo em coerência com a bibliografia sobre o Terceiro Setor. A centralidade do olhar inclusivo apresentado na pesquisa oferece através da música uma oportunidade para a construção da autonomia, da identidade e da aprendizagem de forma prazerosa, que se aceleram e abrem múltiplas perspectivas e descobertas para o desenvolvimento humano.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReciclando Sons : a construção de um programa musical socioeducativo inclusivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusiva - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordTerceiro setorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of the research is to show the importance of socioinclusive music education in Tertiary Sector from the points of view of the Public Interest Civil Society Organization called Instituto Reciclando Sons, of its manager and founder and of the members of its history. For this reason, the social impact of the music education program which has been developed by Instituto Reciclando Sons for 18 years in Cidade Estrutural-DF was analyzed from the perspective of coexistence with other social works and of the organization as a social phenomenon. The chosen methodology was a case study, and the ethnomethodology allows the process agents to be identified. The resources are institutional reports, journalistic reports, the self-report of the researcher, and interviews transcribed in an explanatory level, in other words, narratives and reflections about them. The narrative of the manager and researcher brings a selfreflection in harmony with bibliographies about the Tertiary Sector. The result is a description of the human, social and educational factors which constitute the music education program. From the presented point of view, music offers the opportunity for the development of autonomy, identity and learning, which bring up perspectives and discoveries in the human progress.pt_BR
dc.contributor.emailrejane@reciclandosons.org.brpt_BR
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

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