Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37300
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_RendisleyAristótelesdosSantosPaiva.pdf812,39 kBAdobe PDFView/Open
Title: Mecânica Quântica Simplética e Não-Classicalidade
Authors: Paiva, Rendisley Aristóteles dos Santos
Orientador(es):: Santana, Ademir Eugênio de
Coorientador(es):: Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto:: Função de Wigner
Mecânica quântica
Sistemas caóticos
Espaço de fase
Issue Date: 2-Apr-2020
Citation: PAIVA, Rendisley Aristóteles dos Santos. Mecânica quântica simplética e não-classicalidade. 2019. 87 f., il. Tese (Doutorado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Realizamos nesta tese um estudo de sistemas caóticos no espaço de fase. Para esse fim, uma revisão bibliográfica sobre função de Wigner, produto-estrela e mecânica quântica simplética foi elaborada. Na sequência, foi realizado um estudo sobre o pêndulo linear e um caso particular do pêndulo não-linear no espaço de fase, a partir do qual foram determinadas as funções de Wigner dos sistemas e os parâmetros de negatividade. Em seguida, estudamos o sistema caótico de Yang-Mills-Higgs no espaço de fase, determinando a função de Wigner do sistema; o resultado interessante para tal problema é que o volume da parte negativa da função de Wigner cresce com o aumento da energia do sistema. Por fim, analisamos o efeito Zeeman no espaço de fase, calculando a função de Wigner associada ao sistema, obtendo como resultado que o parâmetro de negatividade do sistema aumenta com o aumento da intensidade do campo magnético externo.
Abstract: In this work, we perform a study about nonclassicality in the phase space. For this purpose, a literature review on Wigner function, product-star and symplectic quantum mechanics was elaborated. Then, a study was performed on the linear pendulum and a particular case of the nonlinear pendulum in phase space, from which the Wigner functions of the systems and the negativity parameters were determined. Next, we study the chaotic Yang-Mills-Higgs system in the phase space, determining the Wigner function of the system; the interesting result for such a problem is that the volume of the negative part of the Wigner function grows with increasing system energy. Finally, we analyzed the Zeeman e ect in the phase space, calculating the Wigner function associated to the system, obtaining as a result that the system negativity parameter increases with the increase of the external magnetic eld intensity.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF- Doutorado em Física (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/37300/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.