http://repositorio.unb.br/handle/10482/36290| Fichier | Taille | Format | |
|---|---|---|---|
| ARTIGO_UnidadeEducacaoMusica.pdf | 108,53 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
| Titre: | A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural |
| Autre(s) titre(s): | The education-music unity : music education in cultural-historical theory |
| Auteur(s): | Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa Pederiva, Patrícia Lima Martins |
| metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0003-2336-7684 http://orcid.org/0000-0003-4434-6671 |
| Assunto:: | Educação musical Teoria histórico-cultural Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 Marx, Karl, 1818-1883 |
| Date de publication: | 2019 |
| Editeur: | Centro de Estudos Educação e Sociedade |
| Référence bibliographique: | GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020. |
| Résumé: | O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical. |
| Abstract: | The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
| Licença:: | (CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. |
| DOI: | https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127 |
| Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.