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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35781
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Title: Formação de tutores em Química para atendimento a alunos com necessidades educacionais específicas em um Colégio Militar
Authors: Chacon, Denise Helena da Silva
Orientador(es):: Mól, Gerson de Souza
Assunto:: Ensino de Química
Necessidades educacionais
Tutoria
Ensino médio - Distrito Federal (Brasil)
Issue Date: 8-Nov-2019
Citation: CHACON, Denise Helena da Silva. Formação de Tutores em Química para Atendimento a Alunos com Necessidades Educacionais Específicas em um Colégio Militar. 2019. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Considerando que o Ensino de Ciências é parte essencial do desenvolvimento do pensamento crítico e do raciocínio lógico de todo discente, este trabalho apresenta discussões, análises e resultados em relação à importância da tutoria entre alunos como estratégia de inclusão e otimização do processo de ensino e aprendizagem de Química, especificamente em um Colégio Militar – CM em Brasília. Compreende-se a Química como a área do conhecimento que estuda a matéria, sua composição e suas reações e transformações. Enquanto disciplina escolar, a Química contribui com contextos de ensino que favorecem o entendimento e a investigação de fenômenos naturais. Nesse contexto, os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa seguiram os pressupostos da Pesquisa Qualitativa, com base na pesquisa-ação. As ações da pesquisa ocorreram em quatro fases: identificação do problema, planejamento da ação, execução da ação e avaliação do processo de formação de tutores. Os instrumentos utilizados para construção dos dados foram: entrevista semiestruturada, questionário misto, carta e diário de bordo. Os dados obtidos formam analisados à luz da análise textual discursiva com base no trabalho de Moraes e Galiazzi (2016). Utilizamos como referencial teórico também Vygotsky (1991), em abordagem a conceitos relacionados à zona de desenvolvimento iminente. Por meio dos resultados, propusemos um programa voluntário de formação de alunos tutores no CMB, a fim de verificarmos a forma como esse serviço pode ser implantado entre os alunos, de maneira a promover uma otimização na aquisição do conhecimento e a inclusão dos alunos com necessidades específicas no processo do ensino regular. Mediante o uso das técnicas de entrevista, questionário, coleta de dados, observação e diário de bordo, preparamos 38 alunos voluntários mediante três oficinas, promovidas em uma sala de aula do próprio CMB, no contraturno das aulas dos alunos, utilizando recursos como: discussões dirigidas, esquemas sobre o histórico da inclusão, mídias sobre pessoas com necessidades específicas e apostila relacionada aos mais variados transtornos. Após as oficinas, os alunos voluntários realizaram a tutoria também no contraturno, atendendo os alunos em um período de uma hora. A hora anterior à tutoria, professora e tutores reuniam-se para a pré-tutoria, também com duração de uma hora, a fim de sanar dúvidas e procurar alternativas que facilitassem a mediação do conhecimento frente ao tutorado. Esse serviço configurou-se como parte de uma proposta pedagógica positiva que motiva e desafia alunos a auxiliarem colegas de classe, inclusive aqueles com necessidades específicas. Dessa forma, além da otimização do ensino, entendida como um processo no qual se buscam recursos para facilitação do entendimento discente em relação aos seus estudos, a inclusão pode ser mais efetiva nas salas de aula do CM se houver uma interação ativa entre alunos sem e com necessidades específicas. É necessária a reformulação pedagógica do CM com a inserção da educação especial e inclusiva no processo de ensino e aprendizagem de Química, com mudanças substanciais bem planejadas ocorridas anualmente, para a garantia de atendimento integral do discente. Os resultados de aprendizagem e interação obtidos mediante todo este processo demonstram que esta pode ser uma eficiente estratégia para se reduzir lacunas no processo de ensino e aprendizagem a estudantes com ou sem necessidades específicas.
Abstract: Considering that Science Education is an essential part of the development of critical thinking and logical reasoning of all students, this work presents discussions and analyses regarding the importance of tutoring among students as a form of inclusion and optimization of the teaching-learning process of Chemistry specifically in a Military College – CM in Brasília. Chemistry is understood as the area of knowledge that deals with matter, its composition, its reactions and its transformations, and which assists in the understanding and investigation of natural phenomena and technological development. In this context, the methodological procedures used in this research followed the assumptions of Qualitative Research, based on action research. The actions of the research occurred in four phases: problem identification, action planning, execution of the action and evaluation of the tutors training process. The instruments used to construct the data were: semi-structured interview, mixed questionnaire, letter and logbook. The data obtained are analyzed in light of the discursive textual analysis based on the work of Moraes and Galiazzi (2016). We also use Vygotsky (1991) as a theoretical reference, in approach to concepts related to the zone of imminent development. Through the results, we proposed a voluntary program of training of tutors in the CMB, in order to verify how this service can be implemented among students, in order to promote an optimization in the acquisition of knowledge and the inclusion of students with specific needs in the regular teaching process. Through the use of interview techniques, questionnaire, data collection, observation and logbook, we prepared 38 volunteer students through three workshops, promoted in a classroom of the CMB itself, in the counterpart of the students' classes, using resources such as: discussions, schemes about the history of inclusion, medias about people with specific needs and handout related to the most varied disorders. After the workshops, the volunteer students also held the tutorial in the afternoon, attending the students in a period of one hour. The hour before the tutoring, teacher and tutors met for the pre-tutoring, also for an hour, in order to solve doubts and look for alternatives that would facilitate the mediation of knowledge before the tutored. This service was set up as part of a positive pedagogical proposal that motivates and challenges students to assist classmates, including those with specific needs. Thus, in addition to the optimization of teaching, understood as a process in which resources are sought to facilitate the understanding of students in relation to their studies, inclusion may be more effective in CM classrooms if there is an active interaction between students without and with specific needs. It is necessary the pedagogical reformulation of the CM with the insertion of special and inclusive education in the teaching and learning process of Chemistry, with substantial changes planned annually, to guarantee the student's integral care. The learning and interaction results obtained through this process demonstrate that this can be an efficient strategy to reduce gaps in the teaching and learning process for students with or without specific needs.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
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Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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