Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35634
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_MariaEduardaPeresdeOliveira.pdf846,84 kBAdobe PDFView/Open
Title: A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
Authors: Oliveira, Maria Eduarda Peres de
Orientador(es):: Silva, Delano Moody Simões da
Assunto:: Coordenação pedagógica
Professores - formação
Ensino de ciências
Práticas pedagógicas
Issue Date: 22-Oct-2019
Citation: OLIVEIRA, Maria Eduarda Peres de. A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências. 2019. 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O presente trabalho traz considerações acerca do uso das coordenações pedagógicas no processo de formação de professores no contexto do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi pautada numa metodologia qualitativa do tipo participante. Sendo assim, propusemos uma sequência didática a partir do levantamento dos conteúdos junto com professoras no momento de coordenação pedagógicas. As sequências eram discutidas, organizadas e posteriormente praticadas em sala de aula com os alunos e depois discutidas junto ao grupo para prepararmos uma nova sequência. Os dados para os resultados foram obtidos a partir de entrevista do tipo narrativa bem como a utilização do caderno de campo da pesquisadora e das professoras participantes da pesquisa. Os depoimentos das professoras demonstram a importância do uso das coordenações pedagógicas para o desenvolvimento de uma nova prática pedagógica para o ensino de ciências.
Abstract: This paper presents considerations about the use of pedagogical coordination in the teacher training process in the context of science teaching in the initial years of elementary school. The research was based on a qualitative methodology of the participant type. Thus, we proposed a didactic sequence based on the content survey together with teachers at the moment of pedagogical coordination. The sequences were discussed, organized and later practiced in the classroom with the students and then discussed with the group to prepare a new sequence. The data for the results were obtained from a narrative type interview as well as the use of the field notebook of the researcher and the teachers participating in the research. The teachers' statements demonstrate the importance of the use of pedagogical coordination for the development of a new pedagogical practice for the teaching of science.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35634/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.