Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35527
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_MuriloVidotto.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAraújo, Ricardo-
dc.contributor.authorVidotto, Murilo-
dc.date.accessioned2019-10-04T21:55:14Z-
dc.date.available2019-10-04T21:55:14Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.date.submitted2019-03-26-
dc.identifier.citationVIDOTTO, Murilo. O bicho-da-seda em germe: uma introdução a Murilo Mendes. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35527-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho dedica-se à leitura crítica do primeiro livro publicado pelo poeta brasileiro Murilo Mendes, Poemas (1930). O objetivo é observar algumas das características peculiares do autor em germe, além de pontos de convergência e divergência entre a poética muriliana e aquela identificada como corrente principal à época da obra, o Modernismo brasileiro. Para tanto, nos apoiaremos em opiniões, sobre o poeta, de críticos como Otto Maria Carpeaux, Manuel Bandeira e Murilo Marcondes de Moura; sobre as vanguardas artísticas, nossa crítica girará em torno de ideias de teóricos como José Ortega y Gasset, Octavio Paz, Hugo Friedrich, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO bicho-da-seda em germe : uma introdução a Murilo Mendespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMendes, Murilo, 1901-1975 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordModernismo brasileiropt_BR
dc.subject.keywordModernismo (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordVanguardapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this work, we propose to proceed to read critically the first book published by the Brazilian poet Murilo Mendes, Poemas (1930). The objective is to observe some of the peculiar characteristics of the author in germ, besides points of convergence and divergence between the poetics of Murilo Mendes and those identified as main current at the time of the book, Brazilian Modernism. To do so, we rely on opinions on the poet of critics such as Otto Maria Carpeaux, Manuel Bandeira and Murilo Marcondes de Moura; about the artistic vanguards, our critique will grasp around ideas of theorists like José Ortega y Gasset, Octavio Paz, Hugo Friedrich, among others.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/35527/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.