Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/33002
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_WesleyVieiraXoteslem.pdf10,3 MBAdobe PDFView/Open
Title: Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido
Authors: Xoteslem, Wesley Vieira
Orientador(es):: Evangelista, Tatiane da Silva
Assunto:: Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Educação híbrida
Educação - tecnologia da informação
Plataformas digitais
Recursos didáticos
Issue Date: 9-Nov-2018
Citation: XOTESLEM, Wesley Vieira. Personalização do ensino de matemática na perspectiva do ensino híbrido. 2018. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem como proposta uma reflexão sobre a personalização do ensino em Matemática, no nível médio, e para que isso ocorra propõe-se a metodologia de ensino híbrido. Trata-se de uma metodologia que agrega várias possibilidades de organização e manejo em prol de identificar as dificuldades pontuais dos alunos, utilizando ferramentas tecnológicas, plataformas adaptativas, como aliadas, a fim de acompanhar o desenvolvimento dos educandos. A pesquisa aborda os vários modelos de ensino híbrido e suas concepções de utilização em sala de aula. Foi utilizada a plataforma “Khan Academy”, no modelo virtual enriquecido, com o intuito de levantar dados para comparar o modelo tradicional1 e o híbrido e os resultados aferidos. Essa perspectiva de personalização do ensino em Matemática faz com que os alunos tenham maior autonomia, criticidade e, assim, tornem-se alunos mais motivados a aplicar a Matemática.
Abstract: This work proposes a reflection on personalization of mathematics teaching at the high school, and for this occur, the hybrid teaching methodology is proposed. Refers to a methodology that adds several possibilities of organization and management in order to identify the specific difficulties of the students, using technological tools, adaptive platforms as allies with the view to accompany the development of the students. The research addresses sundry models of hybrid teaching and their use in classrooms. The "Khan Academy" platform was used, in the enriched virtual model, for the purpose of collect data to compare the traditional model2 and the hybrid model and the respective results. This perspective of customization of mathematics teaching makes students have greater autonomy, criticality and, thus, become more motivated to apply Mathematics.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018.
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:MAT - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33002/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.