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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVitoriano, Helciclever Barros da Silva-
dc.contributor.authorTatagiba, Alessandro Borges-
dc.contributor.authorMata, Anderson Luís Nunes da-
dc.date.accessioned2018-05-14T13:52:26Z-
dc.date.available2018-05-14T13:52:26Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVITORIANO, Helciclever Barros da Silva; TATAGIBA, Alessandro Borges; MATA, Anderson Luís Nunes da. A literatura e o letramento literário no ENEM: contribuições para o debate no ensino médio. Revista Travessias, Cascavel, Paraná, v. 10, n. 1, p. 368-397, 2016. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/12720/9884. Acesso em: 22 nov. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31848-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a Literatura e o letramento literário no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 1998, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem serve desde 2009 como uma das formas de ingresso ao ensino superior bem como pré-requisito para acesso a vários programas inclusivos, entre eles o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de seleção unificada (Sisu). O Enem atingiu em 2014 cerca de 8 (oito) milhões de inscritos e, dado esse contexto, acentua-se o interesse de pesquisadores, professores e estudantes do ensino médio sobre o exame. Com vistas a contribuir para o debate acerca dos conceitos, limites e possibilidades envolvidas na relação entre a literatura e o letramento literário no Enem, a proposta parte da seguinte questão de investigação: as habilidades de literatura expressas na matriz de referência do Enem e cobradas nos itens de prova representam avanços ou retrocessos para o ensino de literatura na educação básica? Para a consecução dessa questão e do plano de trabalho, o aporte teórico baliza-se por contribuições de autores como Alavarse (2013), Barbosa (2015), Cosson (2009), Halladyna e Steven (1989), Soares, Araújo (2013), Tatagiba (2014), Tatagiba e Catalani (2015), Vianna (2003), Soares (2014). A metodologia, de abordagem qualitativa interpretativista, adotou procedimentos de análise documental. Confrontou-se e analisou-se da matriz de referência do Enem (Brasil, 2009), as habilidades que se referem à Literatura. Entre os resultados preliminares deste trabalho, evidencia-se a necessidade de aprofundar pesquisas sobre o efeito retroativo do Enem na formação da educação literária hoje no Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste — Universidade Estadual do Oeste do Paraná.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA literatura e o letramento literário no ENEM : contribuições para o debate no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeLiterature and literacy in literary ENEM : contributions to the debate in high schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLiteraturapt_BR
dc.subject.keywordLetramento literáriopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseRevista Travessias - Licença Creative Commons - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte. Fonte: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 22 nov. 2017.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to reflect on the relationship between literature and the literary literacy in the National Secondary Education Examination (Enem). Created in 1998 by the National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira (INEP), the Enem since 2009 has been a major way of admission to higher education as well as pre-requisite for access to various comprehensive programs, including the University Program for All (Prouni) and the Unified Selection System (Sisu). The Enem reached in 2014 about eight (8) million subscribers and, given this context, it is emphasized the interest of researchers, teachers and high school students on the exam. To contribute to the debate about the concepts, limits and possibilities involved in the relationship between literature and the literary literacy in Enem, the proposal of the following research question: the literature of skills expressed in the reference matrix of Enem and charged in proof of items represent progress or setbacks for literature teaching in basic education? To achieve this question and work plan, the theoretical contribution goal up by contributions from authors like Alavarse (2013), Barbosa (2015), Cosson (2009), Soares, Araújo (2013), Tatagiba (2014), Tatagiba and Catalani (2015), and Steven Halladyna (1989), Viana (2003). The methodology of qualitative interpretative approach adopted documentary analysis procedures. It is confronted and analyzed the reference matrix of Enem (Brazil, 2009), the skills that relate to literature. Among the preliminary results of this work highlights the need for further research on the retroactive effect of Enem in shaping literary education today in Brazil.pt_BR
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