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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/28947
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Title: Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal
Other Titles: Evaluation and regulation policy for higher education in Brazil : the perception of program coordinators in Distrito Federal
Authors: Oliveira, Ana Paula de Matos
Souza, Valdinei Costa
Sousa, José Vieira de
Tavares, Érica Pâmela Goulart
Assunto:: Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)
Ensino superior - avaliação educacional
Regulação
Ensino superior
Issue Date: 2013
Publisher: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Citation: OLIVEIRA, Ana Paula de Matos et al. Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 3, p. 629-655, nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
Abstract: O artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.
Abstract: This article analyzes the perception about SINAES of program coordinators in Distrito Federal. The objective is to understand how regulation happens through the evaluations of the Brazilian government in analyzing the programs, looking for proximities and distances between practice and theory. With that aim, it discusses the relationship between state evaluation and regulation around the world; besides it discusses the development of the government’s policy on evaluation in Brazil. At the end, it points out how the evaluation process is reflected on the perception of academic autonomy and administrative autonomy for the colleges and universities analyzed.
Licença:: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007
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