Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28947
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_PoliticasAvaliacaoRegulacao.pdf381,26 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Ana Paula de Matospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Valdinei Costapt_BR
dc.contributor.authorSousa, José Vieira dept_BR
dc.contributor.authorTavares, Érica Pâmela Goulartpt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:03:41Z-
dc.date.available2017-12-07T05:03:41Z-
dc.date.issued2013-11pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Paula de Matos et al. Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 3, p. 629-655, nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/VQ77WsjhVKwRXYfzvBWF5xn/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28947-
dc.description.abstractO artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation and regulation policy for higher education in Brazil : the perception of program coordinators in Distrito Federal-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordRegulaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.rights.licenseAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/aval/a/VQ77WsjhVKwRXYfzvBWF5xn/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007pt_BR
dc.description.abstract1This article analyzes the perception about SINAES of program coordinators in Distrito Federal. The objective is to understand how regulation happens through the evaluations of the Brazilian government in analyzing the programs, looking for proximities and distances between practice and theory. With that aim, it discusses the relationship between state evaluation and regulation around the world; besides it discusses the development of the government’s policy on evaluation in Brazil. At the end, it points out how the evaluation process is reflected on the perception of academic autonomy and administrative autonomy for the colleges and universities analyzed.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/28947/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.