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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/26462
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Title: A ciência do desenvolvimento humano: ajustando o foco de análise
Developmental science: rethinking the focus of analysis
Authors: Dessen, Maria Auxiliadora
Guedea, Miriam Teresa Domingues
Assunto:: ciência do desenvolvimento humano
pesquisa interdisciplinar
fatores biológicos e culturais
ciclo de vida
developmental science
interdisciplinary research
cultural and biological factors
life course
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Citation: Paidéia (Ribeirão Preto),v.15,n.30,p.11-20,2005
Abstract: Os avanços ocorridos nas últimas décadas, presentes nos domínios interdisciplinares da ciência do desenvolvimento, propõem uma mudança na forma de pensar o estudo do desenvolvimento humano, tendo um forte impacto na pesquisa. Neste artigo, são discutidos princípios e conceitos básicos que têm, recentemente, norteado a definição do próprio conceito de desenvolvimento humano, dentre eles, estrutura, temporalidade, mudanças e continuidades. Destaca-se, também, a necessidade de adotar, na prática da pesquisa, uma visão sistêmica do processo de desenvolvimento, implicando em análises de sistemas complexos e integrados em todos os seus níveis: genético, neural, comportamental e ambiental (físico, social e cultural), interagindo ao longo do tempo e traçando trajetórias de caráter probabilístico.
The interdisciplinary field of developmental science showed a significant progress in the last decades. This progress has changed the view on the ways of thinking about the study of human development, having a strong impact in the research designs. This article aims to discuss basic concepts and principles that recently guide the definition of the human development concept such as structure, temporality, changes and continuities. It is also emphasized the necessity of adopting a systemic approach to study the developmental process. It means that it is important to analyze the complex and integrated systems considering the genetic, neural, behavioral, and environmental (physical, social, and cultural) levels interacting across time and forming probabilistic trajectories of development.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000100004
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