Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23426
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_MetacognicaoProcessoLetramentoInformacional.pdf731 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
dc.date.accessioned2017-05-02T15:08:03Z-
dc.date.available2017-05-02T15:08:03Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23426-
dc.description.abstractO artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetacognição no processo de letramento informacionalpt_BR
dc.title.alternativeMetacognition in the process of informational literacypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordUso da informaçãopt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575. Acesso em: 26 abr. 2017.pt_BR
dc.description.abstract1The article presents a review of literature about metacognition in the informational literacy. The metacognition is about the knowledge of the knowledge and the control over this process. Therefore, the LI relates the learning of how to search, use and communicate the information. The analysis of the articles identifies that there are very little known about the theme, in which requires more research investments in the area, recognizing the potential of metacognition to enhace the LI learning. It is suggested metacognitive strategies for the learning of the LI standards. These metacognitive strategies are based in three main functions - planing, monitoring and evaluation. The learners need to develop the capabilities to reflect over its own ability of search and use of information - LI - to know about the what, when, how and why they realize the search and use of information's activities, as well as using intervention strategies.pt_BR
Appears in Collections:FCI - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23426/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.