Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23006
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_MichelGomesNogueira.pdf1,8 MBAdobe PDFView/Open
Title: O uso do processo de e-Discovery como forma de aprimoramento da segurança da informação
Other Titles: e-Discovery as a mean to improve information security
Authors: Nogueira, Michel Gomes
Orientador(es):: Peixoto, Hélvio Pereira
Assunto:: E-discovery
Segurança da informação
Informação digital
Issue Date: 22-Mar-2017
Citation: NOGUEIRA, Michel Gomes. O uso do processo de e-Discovery como forma de aprimoramento da Segurança da Informação. 2016. xiii, 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O trabalho descrito nesta dissertação trata do uso do processo de e-Discovery para verificar as descobertas eletrônicas encontradas que podem evidenciar uma provável falha de segurança da informação, possivelmente gerando prejuízos financeiros, econômicos e à imagem da organização. A proposta deste trabalho é uma adaptação do processo de e-Discovery para a identificação, preservação, processamento, análise e produção de informações armazenadas eletronicamente, e que sirvam de proposta para aprimoramento de Sistema de Gestão de Segurança da Informação, bem como na sustentabilidade da Governança da Tecnologia da Informação – TI. A análise dos controles de Segurança da Informação, por meio da perspectiva do e-Discovery, pode contribuir com a identificação prévia de vulnerabilidades e com a capacidade da organização em coletar e preservar evidências relacionadas a um eventual processo de litígio de forma eficiente e com menores custos.
Abstract: The work described in this thesis deals with the use of the electronic discovery process for early identification of information security failure that can possibly generate financial/economic losses and / or damage to the organization's image. The proposed model involves the identification, preservation, processing, analysis and production of electronically stored information as a tool for improvement of the organization´s Information and Communications Security System, as well as the sustainability of Governance of Information Technology – IT. The analysis of the security controls through the perspective of the e-discovery can help early identification of vulnerabilities, improving the organization’s ability to preserve and collect potentially relevant evidence in an efficient, cost-effective and defensible manner.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23006/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.