Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21564
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_GirlaneAlmeidaBondan.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open
Title: O ensino de empreendedorismo nos cursos superiores de tecnologia do IFSC câmpus Florianópolis – Continente
Authors: Bondan, Girlane Almeida
Orientador(es):: Castioni, Remi
Assunto:: Empreendedorismo
Gastronomia
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Estudantes universitários - desempenho
Issue Date: 13-Oct-2016
Citation: BONDAN, Girlane Almeida. O ensino de empreendedorismo nos cursos superiores de tecnologia do IFSC câmpus Florianópolis– Continente. 2016. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Os cursos superiores de Gastronomia e Hotelaria, oferecidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-câmpus Florianópolis-Continente, possuem componentes curriculares na área de empreendedorismo, que objetivam fortalecer a formação dos alunos com uma ferramenta considerada de grande utilidade para sua atuação no mundo do trabalho. A percepção desse fato fomentou o interesse em elaborar esta pesquisa, visando esclarecer sobre a importância do empreendedorismo na formação dos alunos que frequentam os cursos superiores do IFSC - câmpus Florianópolis-Continente. Para isso, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com objetivo geral de investigar o entendimento dos docentes e discentes dos cursos superiores de tecnologia ofertados na instituição, foco do estudo, sobre a contribuição do componente curricular de Empreendedorismo para a intenção em empreender. Os resultados indicaram a necessidade de práticas voltadas ao ensino do empreendedorismo, que estimulem os alunos a empreender, considerando, principalmente, as características de cada um dos cursos estudados. Pretende-se, com esta análise, contribuir para novas práticas e encaminhar estudos futuros sobre a temática. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The upper courses of Gastronomy and Hospitality offered at the Federal Institute of Education, Science and Technology - Florianópolis-Continent campus, have curriculum components in the area of entrepreneurship, aiming to strengthen the training of students with a considered tool very useful for its operations in the world work. The realization of this fact stimulated the interest in developing this research, aiming to clarify the importance of entrepreneurship in the education of students attending university courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology - Florianópolis-Continent campus. For this, we propose a qualitative research, the case study type, with overall objective to investigate the understanding of teachers and students of higher education technology offered in the institution, focus the study on the contribution of the curricular component of Entrepreneurship for the intention to undertake. The results indicated the need for practices aimed at entrepreneurship education, to encourage students to undertake, considering mainly the characteristics of each of the courses studied. It is intended with this analysis, contribute to new practices and submit further studies on the subject.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado Profissional em Educação

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/21564/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.