Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19975
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_NeusaCavalcante.pdf55,87 MBAdobe PDFView/Open
Title: Ceplan : 50 anos em 5 tempos
Authors: Cavalcante, Neusa
Orientador(es):: Peixoto, Elane Ribeiro
Assunto:: Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan)
Memória - história
Arquitetura - Brasil - história
Produção tecnologica
Patrimônio histórico - Brasil
Patrimônio cultural - Brasil
Issue Date: 19-Apr-2016
Citation: CAVALCANTE, Neusa. Ceplan: 50 anos em 5 tempos. 2015. 508 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O tema desta tese é a história do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), órgão de assessoria técnica da Universidade de Brasília, criado, em 1962, com a tripla missão institucional de planejar o campus e projetar seus edifícios; servir de suporte para a prática profissional de professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, comprometendo-se com o projeto de desenvolvimento do país à época, contribuir com a produção de tecnologia no campo da arquitetura e da construção. Após atravessar distintos períodos, o Ceplan construiu uma trajetória que permanece restrita àqueles que a protagonizaram ou que dela são testemunhas. Afinada com a história cultural, a metodologia adotada contemplou tanto a pesquisa bibliográfica e documental como a história oral, a partir de depoimentos de arquitetos responsáveis pela produção do Ceplan ao longo de seus cinquenta anos de existência. Reconhecendo com as pesquisas teóricas a importância da memória para a historiografia contemporânea, as informações colhidas nos diversos depoimentos e a análise da produção arquitetônica de cada período vivenciado na atuação do Ceplan, pretendeu-se demonstrá-lo como um lugar de memória, e, mais que isso, como um patrimônio histórico e cultural da Universidade de Brasília, quiçá do Brasil, a ser preservado, vivo e atuante, para as futuras gerações.
Abstract: This thesis examines the history of the Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), a technical advisory body of the Universidade de Brasília set up in 1962 with the threefold institutional mission of planning the university campus and designing its buildings, providing support to the professional practice of teachers and students of the School of Architecture and Urbanism, and committing to Brazil’s development project of the time by producing technology in the fields of architecture and construction. After undergoing different periods, Ceplan constructed a trajectory which remains restricted to those who played a leading part in it or simply witnessed it. In tune with cultural history, the methodology employed in this study comprises bibliographic and documentary research as well as oral history, the latter based on the accounts of architects responsible for Ceplan’s production over the past fifty years. By acknowledging the importance of memory in contemporary historiography, information extracted from the various testimonies, and the analysis of Ceplan’s architectural production throughout its history, this thesis aimed to shed light on Ceplan as a place of memory and, above all, as a historical and cultural heritage of Universidade de Brasília and maybe of Brazil itself, which must be preserved, in its living and active form, for future generations.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.T.19975
Appears in Collections:FAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/19975/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.