Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18346
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_AgathaRitaDoroteiaTavaresGuerra.pdf955,18 kBAdobe PDFView/Open
Title: O turismo LGBT em Brasília : desafios do lazer e da hospitalidade
Authors: Guerra, Agatha Rita Dorotéia Tavares
Orientador(es):: Brasileiro, Iara Lúcia Gomes
Assunto:: Turismo - Brasília (DF)
Homossexuais
Hospitalidade
Lazer
Issue Date: 11-Jun-2015
Citation: GUERRA, Agatha Rita Dorotéia Tavares. O turismo LGBT em Brasília: desafios do lazer e da hospitalidade. 2015. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O consumo e o turismo para o segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) começa a movimentar o mercado brasileiro. Trata-se de um negócio atual e oportuno, pois esse público demanda uma participação expressiva ano após ano no mercado mundial, tanto em serviços turísticos especializados (hotéis, cruzeiros, agências de viagens) quanto em lazer, entretenimento (bares, restaurantes, baladas, saunas) e consumo de bens materiais (lojas de roupas, móveis). Nesse sentido, essa segmentação do turismo tem se afirmado como uma possibilidade econômica capaz de gerar lucros significativos.O público homossexual possui, em sua maioria, um nível de escolaridade e remuneração mais elevado que a média em geral, consome bastante, é muito exigente, bem informado, gosta de praticidade e a maior parte não possui filhos, o que torna seus gastos fixos bem menores se comparados aos de casais heterossexuais. É um segmento ávido por entretenimento e por cultura. A partir deste contexto, esta dissertação analisará a oferta de lazer da cidade de Brasília e a possibilidade do turismo para o público LGBT na perspectiva da hospitalidade.
Abstract: The consumption and tourism to the Gay segment, Gay, Bisexual, Transsexual and Transgender (LGBT) begins to move the Brazilian market. This is a current and timely business because this public demand a significant year after year global market share, both in specialized tourist services (hotels, cruises, travel agencies) and in leisure, entertainment (bars, restaurants, ballads, saunas) and consumption of material goods (clothing stores, furniture). In this sense, this segmentation of tourism has established itself as an economic opportunity that can generate significant profits. The homosexual public has, in most cases, a level of education and higher pay than the average generally consumes enough, is very demanding, knowledgeable, like practicality and most do not have children, which makes its fixed costs really small compared to those of heterosexual couples. He is an avid segment for entertainment and culture. From this context, this thesis will examine the leisure offer of the city of Brasilia and the possibility of tourism to the LGBT public in terms of hospitality.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18346
Appears in Collections:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18346/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.