Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18307
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_AchillesPintoBrelaz.pdf2,52 MBAdobe PDFView/Open
Title: Discurso sobre uma fundamentação ontológica da informação
Authors: Brelaz, Achilles P.
Orientador(es):: Lima-Marques, Mamede
Assunto:: Arquitetura da informação
Ontologia
Ciência da informação
Issue Date: 1-Jun-2015
Citation: BRELAZ, Achilles P. Discurso sobre uma fundamentação ontológica da informação. 2014. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Essa dissertação investiga questões fundamentais na Ciência da Informação a partir de uma perspectiva adotada pela disciplina de Arquitetura da Informação, fundamentada na Teoria Geral da Arquitetura da Informação e na Fenomenologia de Husserl. O objetivo deste trabalho é propor uma caracterização sobre a natureza da informação, a partir da consideração do referencial Ontológico como sugerido na disciplina de Arquitetura da Informação do grupo de Brasília. É feita uma identificação da evolução conceitual da natureza da informação a partir da Filosofia Natural até os dias atuais. É caracterizado o problema da natureza da informação na Ciência da Informação. Relaciona-se o conceito de informação identificado nos campos da Ciência com a proposta de informação Ontológica do grupo de Brasília de Arquitetura da Informação. Este trabalho se trata de uma investigação de natureza Epistemológica, utilizando-se o método Fenomenológico com pesquisa de abordagem explicativa. Apresenta-se uma proposta de alteração gráfica do modelo Ontológico utilizado na disciplina de Arquitetura da Informação para considerar a informação como aquilo que determina a natureza do Ente e aquilo que determina a natureza das Relações. Apresenta-se a possibilidade de convergência conceitual da informação apenas no nível Ontológico. Isso mostra que o caminho mais promissor para se chegar a uma definição de informação é através da Ontologia. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation investigates fundamental questions in Science of Information from the perspective adopted by discipline Architecture of information, based on the theoretical framework of Architecture of Information and Husserl’s phenomenology. The objective of this work is to propose a characterization of the nature of information, from the consideration of the Ontological reference as suggested in Architecture of Information discipline of Brasilia group. An identification of the conceptual evolution of the nature of the information from the Natural Philosophy to the present day is made. It is characterized the problem of the nature of information in information science. It relates to the concept of information identified in the fields of Science with the proposal of Ontological information from Brasilia group of Architecture of Information. This work is an epistemological research, using the Phenomenological method explanatory approach research. It presents a graphic amendment of the Ontological model used in Architecture of Information’s discipline to consider information as that which determines the nature of Being and what determines the nature of Relations. It presents the possibility of conceptual convergence of information only on the Ontological level. This shows that the most promising way to arrive at a definition of information is through the Ontology.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/18307/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.