Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17274
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_ElisaDaigeleBizarria.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open
Title: Uma análise do serviço de acesso à internet em banda larga no Brasil e seu impacto no crescimento econômico
Authors: Bizarria, Elisa Daigele
Orientador(es):: Resende, José Guilherme de Lara
Assunto:: Banda larga
Desenvolvimento econômico - Brasil
Telecomunicações - Brasil
Issue Date: 8-Dec-2014
Citation: BIZARRIA, Elisa Daigele. Uma análise do serviço de acesso à internet em banda larga no Brasil e seu impacto no crescimento econômico. 2014. 61 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Abstract: Esta dissertação analisa a importância da massificação da banda larga para o desenvolvimento econômico do Brasil por meio da revisão da literatura e ao replicar o modelo utilizado por Qiang, Rossoto e Kimura (2009) para 4.672 municípios brasileiros. O estudo empírico realizado nesse trabalho evidenciou a relação positiva entre aumento dos acessos em banda larga e o crescimento econômico. Para os municípios com maior grau de desenvolvimento foi encontrado que um aumento de 1% na densidade de acessos em banda larga provocaria um aumento de 0.36% na taxa de crescimento do PIB per capita dos municípios. Por sua vez, para os municípios com menor grau de desenvolvimento a relação foi ainda maior, cada 1% de incremento na densidade de acessos em banda larga provocaria um aumento de 0,96% na taxa de crescimento do PIB per capita desses municípios. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work examines the spread of the broadband and its importance to the development of the Brazilian economy revising the current literature in this topic and applying the model developed by Qiang, Rossoto e Kimura (2009) to 4.672 Brazilian municipalities. The empiric study carried out by this work demonstrates the positive relation between the increase in broadband access and the economic development. For the municipalities with a higher degree of development it was found that 1% increase in the broadband access density could lead to a 0.36% increase in the GDP growth rate per capita. On the other hand, for the municipalities with a lower development index this relationship was rather higher, each 1% growth in the broadband access density could promote a 0.96% increase in the GDP growth per capita in such municipalities.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Centro de Estudos em Regulação de Mercados, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:REGEN - Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/17274/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.